Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Gangue internacional - Por Merval Pereira.


Merval Pereira, em O Globo, comentou os repasses de propina revelados no acordo da Braskem com as autoridades americanas:

"O relatório do Departamento de Justiça revela detalhes de atos de corrupção, um deles digno de filme B de gangster. O documento oficial não cita nomes, identifica os personagens nesse episódio como "Brazilian Official" 1 até 4, mas ressalta sempre que o nome verdadeiro é conhecido pelas autoridades americanas.

O site O Antagonista está antecipando as informações sobre o caso desde seu início e sente-se seguro em identificar os personagens, que seriam o ex-presidente Lula, a ex-presidente Dilma, o ex-ministro Antonio Palocci e o ex-ministro Guido Mantega.

Nesse episódio de 2009, Lula, o "Brazilian Official 1", reuniu-se com um executivo da Odebrecht, que seria o próprio Emilio Odebrecht, que lhe pediuque conversasse com Mantega, o "Brazilian Official 4", para conceder vantagens à Braskem.

Guido reuniu-se então com Alexandrino Alencar, identificado como "Braskem Employee 1" e, num pedaço de papel que fez escorregar pela mesa até o interlocutor, escreveu a cifra de R$ 50 milhões, que era a propina que queria para a campanha da "Brazilian Official 2", a então candidata Dilma Rousseff".

Merval Pereira comentou também:

"Dilma e Mantega poderão vir a ser processados por terem sido presidentes do Conselho da Petrobras, que também tem ações em Nova York. Mas dificilmente os "Brazilian Officials" de 1 a 4 serão processados pelas denúncias de corrupção nos Estados Unidos, a não ser que tenham utilizado o sistema bancário americano para receber dinheiro no exterior".

Bem, eles usaram.

Um exemplo: João Santana, receptador do dinheiro roubado da Petrobras, tinha conta em Nova York.

2 comentários:

  1. Diante das noticias de ontem, vindas dos Estados Unidos, o que representa para Lula ter sido chamado de O Cara pelo frajola Obama? A laureada patente foi disseminada pela imprensa não se sabe a que custo. Agora sem nenhum custo divulga-se quem na verdade é o Cara. Pra tudo há tempo debaixo dos céus. O de ida e o de volta.

    ResponderExcluir
  2. Embora 2017 vai chegar daqui a 7 dias, 2016 parece um ano que não terá mais fim... Olhar no retrovisor agora é encontrar uma avalanche que, ao que tudo indica, avançará sobre o ano novo.
    O caos deixado pelos governos lulopetistas levará, pelo menos, 20 anos para desaparecer em termos do desmanche que foi feito na ética, na tradição e, sobretudo, no que ainda resta de bom do pobre povo brasileiro.
    Ninguém se iluda, trabalhando em cima do “quanto pior melhor”, as viúvas petistas farão tudo para viabilizar uma guerra civil entre irmãos, derramando o sangue inocente dos brasileiros que nunca viram um conflito armado no nosso país por motivos ideológicos.
    Não subestimem a maldade dessa raça...

    ResponderExcluir