Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 14 de agosto de 2010

LOURO JOSÉ - Por Mundim do Vale


Lendo as histórias dos gatos do Sanharol e dos Araçás e da cobra do Chico, me lembrei do Louro José.
Certo dia eu passando ali no Bairro de Fátima, vi no jardim da casa de Dona Noélia, um papagaio preso pelo pé a uma corrente, fazendo palavras cruzadas. Quando ele notou que eu estava olhando perguntou:
- Ei baixinho! Que hora é assa?
Respondi:
- Faltam quinze minutos para as seis.
E ele:
- Vixe como já é tarde.
Dona Noélia quando viu aquele papa amistoso, veio de lá de dentro, pegou na ponta da corrente e falou:
- Vamos José. Você tá muito sabidinho e pode ser que alguém lhe carregue para fazer palestras na USP em São Paulo.
Um mês depois daquele acontecido, eu encontrei a proprietária do Louro na feira da Gentilândia e perguntei:
- Cadê aquele seu papagaio tão inteligente?
- Quem o José?
- Sim.
- Ou meu filho, eu nem lhe conto, o bichim tá rouco.
- E que foi que aconteceu com ele?
- Foi o padre Amorim que levou ele pra tirar as novenas de Nossa Senhora de Fátima e ele ficou assim.
- Pois a Senhora bote três gotas de de suco de limão na água que ele fica bom.
Três meses depois eu encontrei Dona Noélia na fila da seção eleitoral e perguntei:
- Como está o José? Ficou bom da rouquidão?
- Da rouquidão ele ficou bom, mas agora o José tá pelado.
- E o que foi que houve?
- Foi os cabos eleitorais que levaram ele para fazer um discurso no palanque do Serra e tudo ia muito bem. Mas os barbudos do PT jogaram um gato em cima do palanque e o bicho quase mata o meu José.

Quem duvidar pergunte ao primo Renato Bitu, que ele estava comigo, na rua Mário Mamede, 973, quando vimos o José fazendo palavras cruzadas.

O Louro José já esteve em Várzea Alegre fazendo um treinamento para os gatos e as cobras.

10 comentários:

  1. Mundim nem pensar em desmentir esta HISTÓRA, mas coincidentemente moro nesta rua em um número muito perto,vc deveria ter encontrado este papagaio pnoutro lugar.rsrrsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Mundim.

    Estou só imaginando o encontro da gata dos araçás a chaninha do sanharol com o mal intencionado louro José... Acho que esse será um encontro inesquecível, ah vai!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa. Surrealista como surrealista é a nossa política nacional, estadual, municipal e quejandos.

    ResponderExcluir
  4. É verdade. Ênio é porque você está esqecido, nos primeiros dias de março de 1986, vajaram comigo dois dos seus irmãos, quando eu fui deixar na sua casa, o Louro José perguntou: - Fizeram boa viajem? como é que deixaram a terra do arroz?
    Demontiê Batista e Pirocha conheceram o Louro josé, Sérgio Piau uma vez fotografou o José.

    ResponderExcluir
  5. Francisco e Fulô do Chico.
    Quando O José foi a Várzea Alegre foi com todo um esquema de segurança.
    Os gatos se limitaram apenas em aprender como pescar.

    ResponderExcluir
  6. Zé Nilton. O Louro Zé foi processado pelo T.R.E. Por ter feito propaganda para o candidato
    João Viana, fora do período elitoral.

    ResponderExcluir
  7. Só agora oito horas e treis minutos da noite abri o Blog e encontrei essa perola do Mundim. Louro é bicho sabido. Na minha casa tinha um muito danado. Um dia Chico de João Batista veio da fazenda comigo e chegando em casa foi tomar banho e saiu do banheiro muito ligeiro. O louro perguntou: já tomou banho? Chico respondeu já. O louro replicou: lavou a bunda?

    ResponderExcluir
  8. MORAIS FALA EM SEU COMENTARIO QUE LOURO É BICHO SABIDO. E AS LOIRAS???? ......

    ResponderExcluir
  9. Mundin do Vale,

    Se o louro José disser que uma vaca voou da Praça do Ferreira, em Fortaleza, para a estátua do meu Padin Ciço, no Juazeiro, eu também acredito. Como disse o Zé Nilton: É Surreal.


    Amigo Mundin do Vale
    Você é um caçador.
    Atrai histórias bonitas
    Mesmo trazendo um temor.
    Tenho medo de contar
    Porém, ouso acreditar
    Nisso, você é doutor.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Se desconfiam do Mundim que só fala a verdade, eu fico encabulado e desencorajado a contar outras historias. Mas, em breve contarei a historia da curimatã de dona Belisaria, uma historia muito interessante e dificil de se acreditar.

    ResponderExcluir