Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 17 de maio de 2011

CORDEL ENCANTADO - COBRANÇA

Artistas populares de todo o Brasil que foram classificados no Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa do Assaré, do Ministério da Cultura, estão insatisfeitos com a demora no pagamento da premiação. O edital do concurso foi lançado em Juazeiro do Norte, no dia oito de junho do ano passado. O resultado final foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 14 de dezembro de 2010 e republicado duas vezes. Destinado a iniciativas culturais vinculadas à criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e linguagens afins (xilogravura, repente, coco e embolada, entre outras), o concurso dispõe de premiação total de R$ 3 milhões. Porém, Até agora, o MinC não informou quando será feito o pagamento aos ganhadores.

O cordelista Pedro Paulo Paulino, de Canindé, Ceará, manifesta em versos o seu protesto:

O LULA SAIU DEVENDO
E A DILMA NÃO QUER PAGAR

Eu ganhei do Ministério
Da Cultura do Brasil
Um prêmio de 7 mil
Num concurso pouco sério,
Pois não sei por qual mistério
A grana não quer chegar,
Não sei a quem reclamar,
Porém disso estou sabendo:
O Lula saiu devendo
E a Dilma não quer pagar.

No mês de junho que vem,
Já vai completar um ano
Que vivo no desengano
Sem receber um vintém.
Você, poeta, também,
Que pôde participar
E também classificar
O seu trabalho, está vendo:
O Lula saiu devendo
E a Dilma não quer pagar.

Será que o Lula levou
A grana dos cordelistas
E também dos repentistas
E a todos nós enganou?
Ou será que ele deixou
Escondido num lugar
Que ninguém pode encontrar?
O tempo assim vai correndo:
O Lula saiu devendo
E a Dilma não quer pagar.

Esse prêmio intitulado
Patativa do Assaré
Vem usando de má-fé,
Porque já foi publicado.
O MinC comprou fiado,
Sem da conta se lembrar.
Vamos todos levantar
Nossa voz assim dizendo:
O Lula saiu devendo
E a Dilma não quer pagar.

É assim que o MinC faz
Seu incentivo à Cultura,
Sem honradez, sem lisura,
Botando a gente pra trás?
Confesso que é demais
Dessa forma se humilhar
A Cultura Popular
Que há tanto já vem sofrendo:
O Lula saiu devendo
E a Dilma não quer pagar.

Se fosse prêmio à elite
Da cultura nacional,
Com certeza, o edital
Era nobre no convite.
Me deu até um palpite
Do Chico parodiar,
E pedra e bosta jogar
Na ministra, eu recomendo:
O Lula saiu devendo
E a Dilma não quer pagar.

Dê atenção, Ana Hollanda,
Aos poetas populares,
Pois quais serão os lugares
Que a ministra agora anda?
E por que é que não manda
O nosso prêmio entregar?
Com quem podemos falar,
Se ninguém tá respondendo?
O Lula saiu devendo
E a Dilma não quer pagar.

Poeta, ninguém engana,
Que está enganando a Cristo.
Parece que não vê isto
A ministra, dona Ana.
Será que ela se ufana
Dessa forma comandar
O ministério, e ficar
Todos nós aborrecendo?
O Lula saiu devendo
E a Dilma não quer pagar

Fazemos Literatura
De Cordel com muito amor,
Mas é balela o valor
Que dizem dar à Cultura.
Eu digo: é mentira pura!
E podemos comprovar.
Só fazem nos enganar,
Como vem acontecendo:
O Lula saiu devendo
E a Dilma não quer pagar.

Você, lá do outro lado,
Ó poeta Patativa,
Defenda a memória viva
Do seu nome festejado!
Que você foi enganado,
Pois resolveram botar
O seu nome num lugar
Que não está merecendo:
O Lula saiu devendo
E a Dilma não quer pagar

13 comentários:

  1. Morais,

    Na modalidade que me inscrevi só existiam dez vagas em todo o país. Ficamos na quarta posição com o trabalho "A Literatura de Cordel como Metodologia de Construção Social". A URCA e a FMJ já se mostraram interessadas com o projeto, porém o dinheiro ainda não saiu de Seráfia aqui pra Brogodó. Que pena!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Acho, penso e vou meter o meu bedelho, procurem quem organizou o concurso eles devem ter uma explicação. Se eles não responderem satisfatoriamente, mandem uma cartinha para a Globo que rapidinho eles resolvem. Quando chega na grande mídia eles procuram resolver. Mandem pra mim o edital, nome da empresa, se preciso for, irei ao Jornal, farei a denúncia pessoalmenete. Às vezes, infelizmente funciona assim.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Savio e Artemisia.

    A imprensa já mostrou a razão do problema. O calote do Brasil com restos a pagar 2009, 2010 é da ordem de 160 bilhões. A Dilma está em dificuldades porque se pagar o pais quebra, se não pagar o pais vai parar, por que ninguem presta serviços sem receber. É por esta razão que tudo que é de obra importante está parada. Não se constroe um pais com mentiras, como Lula pretendeu. O tempo é cruel e chega a epoca em que as mentiras perdem o poder de enganar o povo.

    ResponderExcluir
  4. Para lubridiar um poeta é preciso ter sangue de barata. O Poeta não brinca, não tem quem possa com ele. Com certeza vão surgir mundo a fora coisas interessantes como a da postagem do Dr. Savio.

    ResponderExcluir
  5. É, mas eles tem dinheiro pra botar na cueca! Tem verba pra cultura tembém! E se inventaram o concurso têm que cumprir. Onde já se viu isso?

    ResponderExcluir
  6. Dr. Sávio Pinheiro

    A ministra Ana de Holanda irmã do compositor Chico Buarque de Holanda foi filiada ao partidão quando eu era militante aqui na região do Butantã. Digo isso para dizer que a considero uma mulher honrada. Não sei qual o motivo, mas não tem nada a ver com a dívida interna ou externa do Brasil. Isso não é motivo, para paralelos entre o governo Lula e o da Dilma. Muitos acham que é impossível fazer um governo honesto e o Lula fez. Os desmandos do Brasil pós Jucelino Kubichek, não impediram que ele fosse lembrado, até hoje, como um grande estadista. Queiram os opositores do Lula, ou não, ele sempre será o presidente que mudou
    a cara do Brasil. A crítica deve ser dirigida à comissão de orçamento que corta verbas para a cultura. Todo governo, do municipal ao federal se utiliza desse expediente.
    Tenho plena certeza que essa relação dívida e devedor não trará nenhuma alteração nas bolsas de valores.

    ResponderExcluir
  7. "Muitos acham que é impossível fazer um governo honesto e o Lula fez."

    É duro começar o dia com uma piada de tamanho mau gosto...

    ResponderExcluir
  8. Essa ministra da Cultura, irmã de Chico Buarque, filiada ao Partidão liberou 3 milhões de reais para a amiga e conterrânea Maria Betania - Brincar com um Blog, e esquece os poetas do Brasil, com miseros premios de 5 a dez mil reais. Recebe diárias para passar o fim de semana vagabundando em casa no Rio de Janeiro e quando dão na folga devolve o dinheiro. E ainda vem com a conversinha fiada de honestidade. É muita paixão.

    ResponderExcluir
  9. Acho que nós, os poetas que nos inscrevemos, contemplados ou não, deveriamos entrar com uma ação contra o MINC, pois estamos sendo ridicularizados! Gastei tempo, dinheiro e agora vejo minha imagem desgastada por não ter como dar continuidade a um projeto que envolve tanta gente! Criamos expectativas para nada? Que palhaçada é essa?!...
    Seu Ribeiro

    ResponderExcluir
  10. Seu Ribeiro.

    O poeta tem uma grande arma - A poesia. E quando esta é associada ao humor critico não tem arma igual. Use-a. Parabens pelo protesto.

    ResponderExcluir
  11. Dr. Sávio Pinheiro

    Independente de, eu concordar ou não com o tema, o fato é que seu trabalho em literatura de cordel merece todo respeito, pois disse o que gostaria de dizer demonstrando o talento de um poeta que sabe fazer poesia.
    E aqui não vai nenhum confete, pois você não precisa disso.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. JAMAIS VÍ EM LULA UM BOM EXEMPLO PARA A JUVENTUDE. NÃO ESTUDOU...NÃO DEIXOU DE BIRITAR...NÃO DEIXOU DE FUMAR...NÃO DEIXOU DE SER MENTIROSO...
    O SUCESSO POLÍTICO DE LULA ACONTECEU(E VAI PERMANECER POR MAIS UMA DÉCADA) PORQUE ELE TEVE A FELICIDADE DE TER NASCIDO NUM PAÍS QUE CONTABILIZA MAIS DE 40 MILHÕES DE ANALFABETOS, QUE SE CONTENTAM COM UM BOLSA-FAMÍLIA ADOTADO.
    NOSSOS JOVENS NÃO PODEM SEGUIR O EXEMPLO DE LULA.

    ResponderExcluir
  13. JAMAIS VÍ EM LULA UM BOM EXEMPLO PARA A JUVENTUDE. NÃO ESTUDOU...NÃO DEIXOU DE BIRITAR...NÃO DEIXOU DE FUMAR...NÃO DEIXOU DE SER MENTIROSO...
    O SUCESSO POLÍTICO DE LULA ACONTECEU(E VAI PERMANECER POR MAIS UMA DÉCADA) PORQUE ELE TEVE A FELICIDADE DE TER NASCIDO NUM PAÍS QUE CONTABILIZA MAIS DE 40 MILHÕES DE ANALFABETOS, QUE SE CONTENTAM COM UM BOLSA-FAMÍLIA ADOTADO.
    NOSSOS JOVENS NÃO PODEM SEGUIR O EXEMPLO DE LULA.

    ResponderExcluir