Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de maio de 2011

GRAÇA. VOCÊ É UMA GRAÇA.- Por Mundim do Vale

O Dr. Sávio Pinheiro, há muito tempo vem desenvolvendo um trabalho de informação e conscientização, entre médico e paciente na nossa região. O seu trabalho é um tanto espinhoso em virtude da falta de fé, da ignorância e da timedez de uma boa parcela dos nossos conterrâneos.
Graça marcelino vinha adoentada e nada de procurar um médico. suas vizinhas marcavam as consultas e Graça não comparecia no consultório. O problema foi se agravando e Graça nada de procurar o atendimento.
As vizinhas com receio de que a situação chegasse a óbito, marcaram a consulta com o Dr. Sávio, que conforme elas era o médico mais paciente de toda a região.
levaram a paciente quase na marra. O percurso de casa para o consultório, foi como se tivessem conduzindo um bode numa canoa para atravessar um río. Do birô da atendente até a sala do Dr. Sávio, foi como um menino bem danado, quando vai para a confissão da primeira eucaristia.
Na sala o bom médico iniciou uma palestra para que a paciente relachasse:
- Bem Graça. O negócio é o seguinte: O médico trabalha com informações do paciente para que possa conhecer os sintomas. Você pode me dizer o que está sentindo?
- É uma dor Doutor.
- Onde é a dor Graça?
- Basta! Adonde é eu num digo nem a pau, pruque eu morro de veigonha.
- Mas Graça. Eu preciso saber para fazer o diagnóstico. Você pode me dizer, que só estamos nós dois aqui. E o médico é como um irmão para o paciente.
- Mais eu num digo é de jeito maneira, nem qui só tivesse eu e meu anjo da guarda.
- Então eu lamento muito mas não vai ser possível eu lhe ajudar. E olhe que você pode a té morrer.
- Sendo assim eu vou dizer. Mais o doutor tem qui ficar de costa pra eu.
- Tá Ok eu vou me virar.
Mesmo o doutor Sávio tendo ficado de costas, Graça colocou as duas mãos no rosto, baixou a cabeça e falou:
- Ói doutor! A dor cumeça lá no mulungu e vem isbarrar aqui na seivintia dos ome.
Doutor Sávio com aquele jeito mais pra fadre do que pra médico falou:
- GRAÇA VOCÊ É UMA GRAÇA.

Fonte: Paulo Danúbio Costa.
Penteada: Mundim do Vale.

Dedicados aos médicos do Blog do Sanharol.

2 comentários:

  1. A historia da receita da Graça com Dr. Savio contada por Mundim do Vale ficou uma graça.

    Parabens Mundim

    ResponderExcluir
  2. O melhor de tudo é que foi tudo de graça, né, Mundim?

    Abraço de sordade.

    Claude, Flor da Serra Verde.

    P.S. Viu a dedicatória de meu último texto postado no Sanharol?

    ResponderExcluir