Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 1 de maio de 2011

MOMENTO DA PROSA - Por Claude Bloc

Voltando pra casa
- Claude Bloc -


Retomei minha jornada. Nada me consome mais do que ficar parada. Claro, há momentos em que a gente precisa estar consigo mesmo/a, mas, depois, me deixo vencer pela ânsia de produzir, de ir adiante. A inércia me dá a sensação de estar doente, então transgrido essa lei e me mexo. Trabalho!

Neste final de semana fui novamente cumprir a missão que assumi. Pela segunda vez fui a Campos Sales e Potengi para dar aulas de Inglês. A jornada é dura, mas depois de cumpri-la vem aquela sensação gostosa de dever cumprido e a alma se renova.


A estrada em certos momentos é um colírio para os olhos. Neste período de chuvas (ou pós-chuva), o verde se espalhha por toda parte e a Chapada azula as emoções da gente. A natureza agradece e se enfeita.


A viagem é passageira. Embala os sonhos. De vez em quando, as curvas entortam o sono da gente e se espremem por entre uma cerca viva de folhagens e pendões. O acostamento estreita a estrada e a limita num retorcido trajeto. Pela janela o frescor afaga os rosto e os cabelos dos passageiros.


Nas imediações de Nova Olinda, quando se vai em direção ao Crato, começa a agonia. Um infindável zigue-zague leva as conduções a serpentearem pelas estradas esburacadas e quase intransitáveis. Os topiqueiros, peritos nessa estrada, conseguem livrar alguns sopapos, mas algumas vezes o tranco é inevitável. E o clima sonolento da serra desperta na gente.


E é tanta a vontade de chegar em casa que, de repente, já se alcança a descida. E lá se vêm as Guaribas e a Batateira... e logo a gente chega nas ladeiras... No centro. No Pimenta. Em casa.

Claude Bloc

7 comentários:

  1. Prezada Claude,


    Viajar por estas estradas do "cariri oeste" está sendo um martirio.

    ResponderExcluir
  2. A SITUAÇÃO SE COMPLICA MAIS PARA O CABOCLO QUE TEM UMA MULHER CIUMENTA, DESSAS QUE FICAM ACORDADA ESPERANDO A GENTE CHEGAR.
    VOCÊ PODE ATÉ SE PERGUNTAR: PORQUE NÃO LEVA UMA CÓPIA DA CHAVE DA PORTA. NO MEU CASO EU LEVO. MAIS NÃO ADIANTA NADA. QUANDO EU CHEGOU O FERROLHO POR DENTRO ESTÁ TRAVANDO A PORTA.
    EU TENTO EXPLICAR QUE O ATRASO ACONTECEU EM DECORRÊNCIA DOS BURACOS DA ESTRADA. EM VÃO. ELA DIZ: ONDE JÁ SE VIU, 4 HORAS DE VIAGEM PARA PERCORRER 90 KM. VINHA EMPURRANDO O CARRO? E ENFATIZA: ESSA ESTRADA O GOVERNADOR DO ESTADO REFEZ TODINHA HÁ POUCO MAIS DE 6 MESES. EU NÃO ACREDITO QUE TENHA TANTOS BURACOS ASSIM.
    VEJAM MEUS AMIGOS, ALÉM DOS TRANSTORNOS E ACIDENTES QUE ESSES EMPREITEIROS DE OBRAS CAUSAM A SOCIEDADE QUE PAGA TANTOS IMPOSTOS, TEM TAMBÉM ESSE AGRAVANTE PARA OS HOMENS DE BEM QUE DEPENDEM DAS ESTRADAS PARA SOBREVIVER: CASAMENTOS SE ACABAM POR CAUSA DOS BURACOS (DAS ESTRADAS).KAKAKAKAKAKAKAKAKAKA.
    BOM DIA PARA OS INTERNAUTAS DO BLOG.

    ResponderExcluir
  3. O que pode ser dito em nova versão da cigarra para a formiguinha? ´De Íris para Claude.
    Um lindo beijo minha formiga preferida.
    Íris Pereira

    ResponderExcluir
  4. Morais,

    Já virei cigana de tanto andar por aí... Soube que a estrada Sobral-Fortaleza, pela BR, também está intransitável. Os ônibus estão circulando por Itapipoca.

    Rajalegre - Farias Brito também exige cuidados constantes dos motoristas, enfim... a chuva deixou seus "recados"....

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  5. Eita João Dino,

    Viu só o que uma estrada pode provocar?

    Ninguém sabe quando a desculpa é desculpa ou quando o "caba" não tem culpa..

    Boa história...


    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  6. É Iris,

    Sou uma formiguinha caminhadeira. Mas não creio que você seja uma cigarra quietinha não, viu? Você tem muita energia!!!

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  7. Querida Claude, mesmo com essa estrada não muito boa; tudo fica realmente pequeno diante de tanta beleza; até seu cansaço deu lugar para paz e satisfação, por mais uma missão colocada em ação; que Deus com sua infinita bondade derrame sobre ti muita saude, para que prossigas na sua caminhada. Abraço carinhoso e fraterno, Fátima.

    ResponderExcluir