Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

REFLETINDO... - Por Claude Bloc



Paciência 

- Claude Bloc - 


 Exercitar a paciência não é uma truque nem uma fórmula mágica. A paciência é nossa hóspede e é inerente à nossa natureza, ao nosso caráter – ou a temos ou não a temos.  Ter paciência é tolerar - sobretudo isso - e acaba sendo uma prática simples, bonita, límpida, eficaz, quando não nos deixamos invadir pelas palavras que nos ferem ou nos magoam. 

Na verdade, a paciência é um exercício da virtude cristã, são asas que nos permitem voar acima de sentimentos negativos que tentam se impregnar em nossos pensamentos. É o esforço de calar em nós um gesto inadequado. É guardar o silêncio numa prática voluntária e abster-se das ebulições da impaciência.

Ter paciência é o esforço de escutar o outro sem que se apague o sorriso, pois paciência é amor.

Claude Bloc

5 comentários:

  1. Parabens Claude.

    Um belo texto.

    Leva-nos a refletir sobre as palavras do Padre Juca:

    "Não tome resolução nas trevas do desanimo. Espere até se sentir num clima de amor, de paz e de alegria. No nervosismo, na raiva ou no desespero as decisões que tomamos só nos trazem remorsos e desgraças".

    Deus te abençõe e ilumine sempre.

    Antonio Morais.

    ResponderExcluir
  2. Claude,

    Quando iniciei a leitura de seu texto, não tive paciência. Li rápido. Depois voltei, mais paciente. Só então, redescobri como é saudável ter paciência.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Claude, são poucos os JÓS! Pelo visto o Sávio deu uma de SEU LOUSO, (seu avô) exercendo seu momento de paciência.Meu pai era uma caixinha de paciência, coisa rara aos familiares. Seu texto é educativo e precisamos nos reeducar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Paciência é a ciência da paz,
    Enquanto os jovens tem pouco
    Os idosos tem demais.
    Autor desconhecido.
    Parabéns Flor da Serra.
    Eu não sou paciente, mas lendo o seu texto, faço um exercísio para ser.

    ResponderExcluir
  5. A Paciência não é um Dom, mas a Ciência, o Entedimento, o Discernimento, a Sabedoria são, quem tem esses dons, com certeza tem a Paciência!
    Linda mensagem, Claude!
    Um abraço.

    ResponderExcluir