Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

NÃO SOU MAIS UMA CRIANÇA - Por Edmilson Alves


Sinto saudades das paisagens encantadoras do tempo que se foi quando a alma povoada de sonhos, eu tinha.  Tive da luz da vida, apenas, um reflexo! Sinto saudades de quase tudo. 

Na extrema curva do caminho incerto, a vida, por mim vivida, é um mar de mistérios. Nasci praticamente numa manjedoura. Meus pais pobres. Gente pobre é invisível. Só amor havia pra oferecer e uma redinha sem varandas.
Vejo vultos que desaparecem –, alma humana em movimentos, jamais agente esquece.  As mutações vividas em caminhos passados marcam o meu espírito, e chego aos 80...  Bem vividos?... Não sei... 

O que sei –, sei? 

É que na trocadas cadeiras da vida, meus velhos deram a volta por cima, educando dez filhos. Nasceram onze, mas deles, morreu o primeiro, com poucos meses de nascido.
Para vencer os desafios da pobreza, os meus pais usaram a arma do bom caráter, muita dignidade e respeito próprio! 

Hoje já não sou mais uma criança e apreciar a alma em movimentos, sigo a intuição e a sensibilidade. 
Sinto saudades da bênção do meu querido pai quando, em 1974, deixando uma bela biografia, partiu –, com arteriosclerose desenvolvida prematuramente, sem dizer o habitual, Deus te abençoe, filho!

Ele foi autodidata, filósofo, conciliador e melhor conselheiro deste mundo. 
Ele viajou sem de mim se despedir, mas, seu vulto não desaparece nunca –, aparece e desaparece novamente, deixando-me fatigado!... E triste, fatigado e triste, não sei se foram bem vividos meus 80 anos.

Um comentário: