Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 23 de junho de 2009

Um bom São João para todos.

Estou indo a Varzea-Alegre, precisamente ao Sanharol. A noite voltear a fogueira, soltar chufinhas com os netos, tomar uma teimosa, comer um pedaço de bode assado, tapioca com amendoim, pão de arroz com nata e ouvir do Gonzaga: Qui nem jiló. Um bom São João para todos. Até a volta.

19 comentários:

  1. Num faça inveja não Antonio Morais! Eu acho que deveria ser decretado feriado "nordestinal", ou seja, só no Nordeste, no dia de São João essa festa que identifica tanto nós nordestinos, pois o cabra que quisesse brincar hoje não se preocuparia se amanha é dia branco.
    Morais veja neste link abaixo uma critica que o genial nordestino Ariano Suassuna fez ao ritmo atual que se intitula "forró".

    LINK: http://iguatudefato.com/?p=537

    ResponderExcluir
  2. Veja como são as coisas...........Quase chorei de saudade quando me liguei que hj era dia de são joão(festa do riacho verde)....Aqui n tem disso n(rsrsrs).Aproveite Morais e quando voltar, reveja o objetivo do blog que estar disvirtuando do real sentido(só policagem), antes que fique igual a cacimba de Zé de Ana. Abraço!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Morais,
    São João é padroeiro de Cedro, cidade em que vivi minha infância e onde participei de muitas festas do chitão/São João. Seu cardápio me deixou de água na boca, pois sou um matuto que saiu do mato mas o mato não saiu de mim. Feliz São João pra vocês e muito forró pé de serra.
    Abraço,
    Tarciso.

    ResponderExcluir
  4. Morais,

    Nesta época do ano a Serra Verde era muito festiva. A gente comemorava com festa o dia de S. João e de S. Pedro... Eu adorava e meu aniversário ficava bem no meio. Dia 26. Amava esta data e esta época... Fogueiras, forros de pé de Serra com músicas de Gonzação e outras... Fogueiras... "compadres" e "comadres" de fogueira, bolos de puba, enraivado, sequilho... e alegria no coração...

    Fica então aqui o convite pra gente se reunir na casa de Roberto Jamacaru neste sábado (27)lá pelas 20 horas... Vamos comemorar meus "16" anos. Leva a Nair
    Abraço,
    Claude

    ResponderExcluir
  5. Amigo Morais, sómente hoje é que postei em nossos blogs e no Blog do Crato uma pequena matéria sobre a inauguração da Avenida José Valdevino de Brito.
    Sim, estive vendo os cometários polêmicos da postagem do "Pac".
    Agradeço ao Hudson pela referência ao meu nome e pela visita ao nosso http://blogdapontadaserra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo.

    Voce está com a razão. Os expedientes nos dias seguintes deixam estas festas menos animadas.

    ResponderExcluir
  7. Enio.

    Estas festas, Riacho Verde e Barreiro, que aos poucos estão perdendo as suas importancias por conta dos novos costumes são importantes e não sairão da historia facilmente. Haja vista que numa delas ha algumas decadas seus pais se conheceram e resultou num casamento e numa familiar exemplar. Voce conhece bem essa historia.

    ResponderExcluir
  8. Tarciso.

    Um cardapio foi melhorado com pamonha, cangica e um Baião de dois com costelha de porco torrada.

    ResponderExcluir
  9. Claude Bloc.

    Vamos comemorar o anirversario com um novo São João. Parabens antecipados.

    ResponderExcluir
  10. Antonio.

    Fiz um pequeno comentario para Jose Valdevino no seu Blog. Bem menos do que merece o nosso saudoso parente e amigo. Tudo que for dedicado em homenagem ao Jose valdevino é pouco, ele merece bem mais.

    ResponderExcluir
  11. “Tem rapariga aí? Se tem levante a mão!”.

    A maioria das moças, levanta a mão.

    Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda (que se diz de forró) utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, de todas as bandas do gênero). As outras são “gaia”, “cabaré”, e bebida em geral, com ênfase na cachaça.

    Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste pernambucano (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.

    O secretário de cultura Ariano Suassuna foi bastante criticado numa aula-espetáculo, no ano passado, por ter malhado uma música da Banda Calipso, que ele achava (deve continuar achando, claro) de mau gosto. Vai daí que mostraram a ele algumas letras das bandas de “forró”, e Ariano exclamou:
    “Eita que é pior do que eu pensava”.
    Do que ele, e muito mais gente jamais imaginou.

    Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá:
    Calcinha no chão (Caviar com Rapadura); Zé Priquito (Duquinha); Fiel à putaria (Felipão Forró Moral); Chefe do puteiro (Aviões do forró); Mulher roleira (Saia Rodada); Mulher roleira a resposta (Forró Real); Chico Rola (Bonde do Forró); Banho de língua (Solteirões do Forró); Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal); Dinheiro na mão; calcinha no chão (Saia Rodada); Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca); Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró); Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró).
    Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.

    Porém a culpa desta “desculhambação” não é exatamente das bandas ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo.
    O buraco é mais embaixo…
    E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de ‘forró’, parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado, Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.

    Aqui o que se autodenomina ‘forró estilizado’ continua de vento em popa!!!

    Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção.

    Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem ‘rapariga na platéia’, alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!?!?!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é “E vou dá-lhe de cano de ferro!”, alguma coisa está muito doente.

    Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.

    Ariano Suassuna

    ResponderExcluir
  12. Rodrigo.

    O Ariano tem muita razão. O publico é co-autor dessas babozeiros. Na verdade essa juventude irá colher o que está plantando. A desordem está destroindo os principios morais, etcos. O texto do grande Ariano serve para refletir e repensar os caminhos a serem seguidos.

    ResponderExcluir
  13. O quê que é isso, meu estimado amigo Morais? depois de quase um mês longe deste que é o máximo! em se tratando de Blog... deparo com este maravilhoso presente que você com a maior simplicidade nos oferece; remetendo ate mesmo os que ai estão, á lembranças maravilhosas da nossa infância. Não fiquei nem um pouco surpresa: pois em se tratando de fazer as pessoas felizes, você é ex per! estou chorando de felicidade, saudade, gratidão, e um outro tonto de sentimentos bons que afloraram dento do meu coração... Agora eu tenho uma surpresa pra você e Nair: Vocês aceitam serem nossos padrinhos de casamento? é somos casado só no Civil; meu sonho é casar numa noite de São João, mas precisamente na Capela de Santo Antônio, na Rua Tomaz de Aquino Várzea Alegre Ceará. Desde já convido todos os participantes do blog, principalmente Rodrigo filho de Maria Leandro minha Amiga, Gloria Cordonez, nosso querido mundinho, Enio Menezes,e quem mais quiser participar deste casamento; que embora pareça ser uma brincadeira será de verdade. Aguardo resposta. Abraço com carinho á todos do blog; e um especial aos meus padrinhos Morais e Nair

    ResponderExcluir
  14. Maria eu vou na hora, mas o cardápio tem que ser esse que o Antonio Morais colocou na postagem acrescido do que ele comentou (eita, baião de dois com costela de porco torrada)!
    Si num vou!
    Morais eu fico triste em ver jovens da minha geração tão perdidos na cachaça e na falta de conteudo. Tenho 25 anos mas lhe afirmo com toda certeza que 70% das musicas que ouço tocavam quando eu nem era nascido, ou não sabia quem era (4, 5 anos de idade).
    Nesse São João fiz 1 mp3 com a discografia completa de Flávio José que fez o maior sucesso na família! Pode juntar essas bandas que Ariano Suassuna citou tudinha que eu num troco por Flávio José.
    Forró de hoje só: Flávio José, Alcymar Monteiro, Jorge de Altino, Amazan, etc. Abraço Morais

    ResponderExcluir
  15. Maria de Fatima.

    Será o maior prazer participar da benção de casamento como padrinhos. Essa foi uma otima surpresa. Pode marcar o Dia. Estamos aguardando. Veja como são as coisas, eu estava preocupado com sua ausencia. Pensava comigo, o pior dessa intriga é não saber o motivo. Voce reaparece fazendo um convite honroso deste. Aceitamos com prazer e felicidade.
    Deus lhes abençõe.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  16. Rodrigo.

    Bom gosto não tem idade. A boa musica tambem. Costumamos ver crianças cantando musicas antigas, coisas de 50, 60 anos atras e são sempre atuais.

    ResponderExcluir
  17. Ora, Rodrigo, não há duvidas de que o cardápio será todas essas maravilhosas! comidas, citadas pelo nosso querido Morais; e sem faltar uma boa paçoca de carne, que aprendi a fazer com sua avó, madrinha Ana, a quem tenho grande apreço.Quanto a musica irei deixar por sua conta, pois já provaste ter bom gosto musical. Mande minhas lembras á sua mãe,com um forte abraço meu. Irei organizar tudo para o próximo São João, ok? aguarde. Abraço com carinho

    ResponderExcluir
  18. Morais,foram diversos, os motivos que me fizeram ausentar-me do nosso Blog, permita-me assim chamar esse cantinho tão querido, não só por mim.O principal, foi o meu provedor da Internet, a OI, que errou no meu plano, e mandou uma conta de mais de dois mil reais; coisa que costumo pagar no máximo seiscentos reais; minha Internet é discada,e ainda não fui contemplada com o serviço do velox; que está sendo providenciado: mas não tive duvidas meu amigo, entrei logo com uma ação judicial por danos morais,Psicológicos, e outros. Como isso não bastasse,tive que catalogar e identificar, setenta espécies de plantas no Jardim Botânico do Rio,para o meu trabalho de Jardinagem 111; para poder continuar meu curso de Paisagismo, na SOCIEDADE NACIONAL DE AGRONOMIA DO RIO DE JANEIRO. Sem contar quê, paguei uma nota preta por um curso de Informática, que fiz apenas uma aula( risos) quer dizer: não sei mexer em outro CP se não o meu. É uma vergonha! como diria Boris Casoy... mas eu chego lá. Morais, agradeça á Nair por ter se disponibilizado a lhe acompanhar até meu humilde e querido lar, onde eu fui muito feliz: vocês não imaginam o quanto fiquei feliz! só lamento não esta lá para lhes receber; mas tenho certeza que Maria fez isso muito bem, embora um tanto desconfiada...Pois a principio ela parece um pouco tímida, mais logo deve ter se mostra como realmente é simples, e bastante bem humorada; Caracteristica de toda Família.Quanto ao casamento, agradeço de todo coração a você, e a Nair, por terem aceitado entrar nesse meu lindo sonho! irei arrumar tudo para o próximo São João; quero uma linda quadrilha com todos meus amigos,e familiares participando. Irei entrar em contato com Padre Mota para ele providenciar o que for preciso.Deixe eu te contar um causo: Padre Mota me batizou eu tinha dezessete anos; e as pessoas acharam que eu estava casando com William de seu Dudu; que é meu padrinho. Um dia eu estava passeando na praça dos motoristas com Maria Leandro, a mãe do Rodrigo, ai uma mulher me chamou, e perguntou: você não é a esposa de Wila? eu respondi: sou... se ela for viva ira achar muito estranho eu casar de novo, (risos)Morais, peça pro Mundinho me ligar ou passar um e-mail, Tenho algumas historias minhas, bem legais pra ele, ou quem sabe você contar, (riso). Entre no meu orkut para vê as fotos;(acesso como Jardineira) Fique com Deus e com meu carinho

    ResponderExcluir
  19. Maria de fatima.

    Nós fomos muito bem recebidos por Maria. E quando falamos em você ela se derreteu. Os varzealegrenses são assim: cordatos e hospitaleiros.
    Uma boa noite.

    ResponderExcluir