Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 22 de junho de 2009

Receita debochada.

Eu fui dizer a Poivinha
Que tava passando mal
Ele mandou eu tomar
Um chá de raiz de pau.
Disse que chá do sertão
Não tem contra-indicação
Que é receita natural.

Eu comecei a dizer
Outras coisas que eu tinha
E ele só prescrevia
Tratamento com meizinha.
Eu tava sem confiar
Resolvi questionar
O Dr. Sávio Poivinha.

Se eu tiver com o bucho inchado?
Tome um chá de marcela.
E se eu tiver estressado?
Tome um chá de canela.
E se eu pegar no facão
E cortar a minha mão?
Bote pó de café nela.

E se eu quebrar um braço?
Eu encano com taboca.
E se ele ficar torto?
Aprume na engenhoca.
Se minha venta entupir?
É só desobstruir
Introduzindo uma broca.

Se eu tiver entupido?
Toma chá de cabacinha.
Se eu tiver falta de ar?
Assopre numa quartinha.
E seu tiver desnutrido?
Coma um preá bem cozido
Com feijão e com farinha.

E se eu morder a língua?
Arranque o diabo do dente.
E se eu perder um dedo?
Se eleja presidente.
Se eu quebrar o mucumbu?
Solde lá em Punduru
Que não fica diferente.

Se eu cair num formigueiro?
Arranje um tamanduá.
Se meu dente ficar podre?
Bote espuma de juá.
Doutor e se eu me estressar?
Coma antes do jantar
Casca de maracujá.

Se eu for dessa pra melhor?
A sua família enterra.
E se não achar lugar?
Põe numa grota de serra.
Dr. Eu estou achando,
Que o Sr. tá receitando
É alimento para a terra.

Mundim do Vale

Um comentário:

  1. O Dr. Savio Pinheiro, alem de bom medico é tambem um bom poeta. Acaba de ser impossado na ABLC-Academia Brasileira de Literatura de Cordel no Rio de Janeiro. O Mundim lhe faz essa homenagem em nomes dos varzealegrenses amigos. Na receita pra tudo tem remedio até pra quem cortar um dedo.

    ResponderExcluir