Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 8 de junho de 2009

Afilhados.

José de Pedro André, meu pai, procurou a barbearia dos Raimundos: Raimundo de Santiago e Raimundo Inácio para fazer a barba. Chegando ao local os dois estavam ocupados. Raimundo Inácio atendia ao senhor João Francisco e Raimundo de Santiago atendia ao senhor António Rolim. Zé André abancou-se numa cadeira e ficou aguardando a sua vez. Então começou a chegar afilhados. O primeiro deles foi o neguin de Pedro Borboleta: A bença padim Zé André, Deus lhe faça feliz respondeu. Antes que o neguin saísse chegou Pedro de José Furtuoso e se repetiu a mesma cena. Em seguida foi a vez de neguim de João Lopes, desta vez bem mais cheio de drama, pois só se dava por satisfeito depois de receber o da cana do padrinho. João Francisco observando aquele movimento perguntou: Zé André eu só queria saber se você ainda tem outro afilhado desmantelado como estes? Zé André com aquele riso de sempre respondeu: João é bem capaz que encontremos outros. Depois dos afilhados chegou o Senhor Raimundo Beca, amigo e parente de Zé André e dos demais. Raimundo era um homem digno, bom, muito serio e não gostava de brincadeira, de leras. António André do Roçado de Dentro chegou a porta e falou para um ambiente que só tinha homens: Senhoras! Zé André falou então: Raimundo Beca! O homem está falando: Raimundo fechou a cara, ficou mais trombudo do que de costume e disse: está falando com a puta que lhe pariu! A barbearia quase vai a baixo de tantas gargalhadas. Quem conheceu esses afilhados citados sabe muito bem o quanto eram boa vida
A. Morais

9 comentários:

  1. Num ambiente onde estava Raimundo Inacio, João Francisco, Ze de Pedro André, Raimundo Beca e Antonio André só podia ser um ambiente alegre.

    ResponderExcluir
  2. Morais, rindo bastante.
    Com certeza o ambiente era pleno de alegria, descontração e muito divertimento. Vale relembrar tudo isto.

    ResponderExcluir
  3. Pode jurar Glória, num ambiente onde se encotravam Raimundo Inácio,joão Francisco, Zé e Antônio André a tristeza passava por longe.O bom de tudo isto é que hoje nós temos o Morais com a sua previlegiada memória para nos lembrar esses momentos.

    ResponderExcluir
  4. É uma dádiva, termos vocês nos mostrando Varzea Alegre
    tempos atrás.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou afilhado de Raimundo santiago, que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Morais eu não acredito que teu pai era padrinho de Neguinho de João Lopes??? A observação feita por João Francisco foi bem feita, e ai tinha outro mais desmantelado do que Neguin de João Lopes?

    ResponderExcluir
  7. Hudson.

    Voce tem um grande padrinho. Sou primo legitimo dele. Outro dia estive na casa do meu primo Paulo, que é irmão de Raimundo e vi uma foto de uma equipe de fotebol onde o seu pai Antonio fazia parte. Anos 69-70 possivelmente.
    Um abraço.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo.

    É isso aí amigo Rodrigo, na semana santa, na quinta feira-maior estavam os tres e muitos outros na casa do Sanharol. Animação é o que não faltava e desmantelo tambem. Não tinha vinho que desse. Meu pai com aquela paciencia tinha o mesmo bem querer por todos. Um dia deu uma arenga do neguim de João Lopes e a mulher que foi fogo para separar. Bons tempos.
    Abraços.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  9. Hehehe o apelido da mulher de neguim é "Bainha de Foice" pq a bixinha é baixinha e corcunda! Hahahaha!

    ResponderExcluir