Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

As Armas do Município de Crato - por Armando Lopes Rafael

Comentando a postagem de Vicente Almeida, Morais fez uma referência ao Sr. João Ranulfo Pequeno. Bom lembrar que João Ranulfo Pequeno foi quem desenhou o Brasão do município de Crato, criado pela Lei Municipal Nº. 349, de 15 de Novembro de 1955. Abaixo reproduzo um texto de autoria de Evandro Rodrigues de Deus sobre o assunto:

“O desenho foi criado por Pe. Antônio Araújo que solicitou ao técnico-desenhista cratense João Ranulfo Pequeno e execução do projeto. Os símbolos da bandeira foram inspirados na bandeira da Revolução Republicana de 1817, por ter sido o Crato o único município do Ceará a aderir ao movimento (originado em Recife) de emancipação das cortes portuguesas.
O Padre Gomes não só sugeriu a heráldica, mas ainda o histórico dos símbolos determinados da seguinte forma:

. AS DUAS HASTES DE CANA-DE-AÇÚCAR – A principal produção agrícola do município;

. UM PENACHO DE ÍNDIO – Pois a base étnico-sócio-cultural da cidade tivera, denso aldeamento indígena, que evoluiu ao ponto de em 1838 a população, na sua quase totalidade, constituía-se de 2.000 índios ao todo, puros e mestiços.

. UM ARCO-ÍRIS, UM SOL E UMA CRUZ – Respectivamente significam a união de todos os povos que constituem nossa cidade, a liberdade e a Fertilidade, e o cristianismo.

. A LEGENDA LABORE – Significa trabalho. É uma representação do progresso, da civilização e da cultura, triângulo em que o Crato se enquadra desde os primórdios.

. O ESCUDO – De origem galesa e no seu centro uma rosácea em contorno vermelho, e nas extremidades de quatro CC, que significam, a acepção popular – Cidade de Crato, Cabeça de Comarca – com que se marca a fogo, desde os tempos remotos, a criação de animais graúdos, simbolizando a riqueza primitiva de nossa terra, que foi a pecuária, é o símbolo característico do Crato.

. A PALAVRA CRATO, A DATA 17 OUT E O NÚMERO 1853 – Registra a data em que o município foi elevado à categoria de cidade.

AS CORES:
O azul representa a limpidez do céu nordestino;
O branco traduz a pureza e a simplicidade da alma boa dos Cratenses;
O verde simboliza a paisagem que emoldura a cidade fundada por Feri Carlos de Ferrara, a encostas verdejantes da Serra do Araripe e a fertilidade do solo, onde se plantando tudo dá.

Texto adaptado da Revista Sul Ceará (Jan.1990)"

Um comentário:

  1. Parabens Armando.

    Uma verdadeira aula da historia do Crato. Sua postagem é de grande valor para pesquisa da historia de nossa comunidade.

    ResponderExcluir