Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

CARDUME DE PIAUS - Por Raimundinho Piau

Leonarda Bezerra do Vale, Dadá do São Cosme, mãe de Antonia Piau, que era mãe de Jose Piau, que era pai de Chico Piau falecido rescentemente em Varzea-Alegre. Era filha de Jose Raimundo do Sanharol e Antonia de Morais Rego. Clic na foto para ampliar.

Já estamos com quase um ano com o blog do Sanharol e ninguém teve a curiosidade de saber de onde vem esse meu apelido de Piau. Como o primo Morais não atentou para isto, eu vou me antecipar.
Meu avô Joaquim José Vieira e seu irmão mais velho Francisco Vieira da Silva, saíram com alguns primos e amigos para uma pescaria no Sanharol.
Chegando lá encontraram um poço raso e começaram a pescar com latas de querosene sem fundos. Uma hora lá meu tio avô Francisco, baixou a lata e prendeu dois piaus. Pegou um deles, prendeu ainda vivo nos dentes e foi tentar pegar o outro. Naquele momento abriu a boca e o peixe desceu de goela abaixo. Foi um Deus nos acuda na margem daquele poço. Enquanto o peixe batia meu tio Chico sofreu um ataque combinado com vômito e diarréia. Mas depois que o piau morreu tudo voltou a normalidade.
Por conta daquele acidente, ficaram chamando meu tio de Chico Piau. Meu avô que era mais novo, ganhou também o apelido de Joaquim Piau. Meu pai por direito, ficou sendo Pedro Piau e eu herdei compulsoriamente o apelido de Raimundinho Piau. E assim o apelido já vai atingindo a quinta geração.
Meu tio Chico Piau, morreu com 84 anos, aqui na cidade de Fortaleza, onde negociava com fumo.
Ficou da sua descendência um grande cardume de piau nas cidades de Várzea Alegre e cedro. Deixou também um cardume menor aqui na cidade de Fortaleza, que foi fruto de mais dois relacionamentos.

Dedico esse causo, a todo o cardume de Piaus.
Raimundinho Piau.

3 comentários:

  1. Mundim do Vale.

    Eu conheço esta historia muito bem. Sua origem e seus personagens. Esperei que voce contasse para não me apropriar idebitamente. Vou ilustrar sua bela postagem com uma foto de Dadá do São Cosme, Filha de Jose Raimundo do sanharol,que era a mãe de Antonia Alves Bezerra, esposa do Chico Piau, que por força do casamento tornou-se Antonia Piau e deixou um belo cardume. Parabens pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Prezado primo Mundim.

    Ouvir muito o meu pai contar essa historia da pescaria. E tem uma coisa primo, o bem que o meu pai dedicava aos piaus era grande. Ele chamava seu pai era : Pedro de Joaquim Piau, pra poder falar nos dois.

    ResponderExcluir
  3. Mundim do Vale.

    Para voce se situar na descendencia do Jose Raimundo do Sanharol lá vai sua ascendencia: Mundim, Pedro Piau, Cocoxa, Raimundo Alves, Teresa Anacleta, Jose Raimundo Duarte ou Mundim, Pedro Piau, Cocoxa, Mae do Ar, Viturino, Jose Raimundo Duarte. Voce descende de Teresa Anacleta e Viturino dois filhos do Jose Raimundo do sanharol. Sexta geração. Entendeu?

    ResponderExcluir