Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 4 de julho de 2011

CORRUPÇÃO - POR JOSE JURANDI BRITO DOS SANTOS

As instituições do nosso país estão podres. O brasileiro em geral está sofrendo, há décadas, de uma doença crônica, até hoje incurável, e nossa esperança é que, um dia, se descubra o tratamento adequado. O nome dessa doença é CORRUPÇÃO.

A doença atinge todas as esferas do poder, em todos os níveis hierárquicos, sendo mais visíveis seus sintomas nos Poderes Legislativo e Executivo onde campeia abertamente, às claras, todos sabem, a imprensa divulga, os processos são abertos, mas nada é feito para punir os culpados. Ou eles renunciam antes da condenação e se livram, ou são simplesmente absolvidos por seus pares, colegas também corruptos, ou se sofrem alguma penalidade é só um constrangimento momentâneo, pois nunca devolvem o que roubaram, e voltam acintosamente aos mesmos cargos, ( e por incrível que pareça, voltam através do voto do eleitor humilde, subornado por um saco de cimento, uma consulta médica, um colchão ou uma cesta básica ) na primeira oportunidade, para roubarem mais.

Sabemos que a corrupção não é privilégio único dos brasileiros. Existe em todo o mundo. Basta dar algum poder ou alguma oportunidade ao ser humano e ele é tentado a tirar vantagem ilegal, puxando a brasa para sua sardinha como se diz. Mas em alguns outros países, o número de casos divulgados e de pessoas punidas é muito maior e isso inibe; a necessidade da ação ilegal ser totalmente camuflada, escondida, o medo da punição, se descoberta a tramóia, certamente coloca a corrupção dentro de limites mais toleráveis.

Sabemos também que não é doença nova. Lemos sobre corrupção na antiguidade, como por exemplo, no Império Romano. Mas o exemplo que a história nos mostra é que a corrupção pode crescer desenfreadamente acabando por destruir o próprio governo, enfraquecendo-o e levando-o à derrocada. Quando não é o próprio povo que se revolta, o país enfraquecido é invadido e subjugado por inimigos.

Um estudo demonstra a existência de fortes laços entre altos níveis de corrupção e baixos índices sociais. O dinheiro desviado pelo superfaturamento de obras públicas, pela apropriação indevida, e até pela sonegação de impostos, faz falta para investir em infra-estrutura e saúde pública, entre tantas outras necessidades urgentes do povo. Maracutaias, desvios do nosso dinheiro para o bolso de alguns, não apenas diminuem a eficiência da aplicação dos recursos arrecadados, mas também têm efeito devastador na criação de postos de trabalho.

Jose Jurandi Brito dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário