Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 4 de julho de 2011

ROEDEIRA - Por Mundim do Vale.

Zé Mariano tinha uma paixão por Rita Dondom e Rita por sua vez, não descartava a possibilidade do namoro.
Era dia 26 de agosto de 1968. Festa do padroeiro, parque de diversões e uma vaquejada no final da rua do Juazeiro, no terreno de propriedade de Mundoca Jucá.
Zé vestiu uma calça de tropical, uma camisa volta ao mundo e calçou um sapato bamba, passou na mercearia de José Felipe Neto, comprou dez cruzeiros de brilhantina glostora e saiu em direção da vaquejada já se achando. Aquele sol de agosto derreteu toda a brilhantina, que ficou escorrendo sobre o seu rosto e camisa onde misturou-se com a poeira e mais algumas impurezas formando uma secreção com a cor de colorau.
Próximo a faixa de chegada estava Rita conversando com uma colega, quando Mariano chegou logo abordando a sua apaixonada:
- Rita eu vim aqui prumode te chamar pra nóis ir hoje de noite rodar na roda gigante, qui é pra nóis fazer inveja as moça do Chico.
A colega de Rita tratou logo de tapar o nariz com os dedos.
Rita falou para a colega:
- Deus me defenda! Tu acha neguinha? Qui eu vou andar mais Zé desse jeito, tá parecendo é cum um poico.
Zé reagiu dizendo:
- É. Mais quando é pra eu pagar doce de leite no café de Zé Pereira, tu diz qui gosta deu.
- Basta! Apóis se for por isso eu vou mandar pai trazer cinco rapadura do ingém de Zé Carro e te dou.
- É. Né? E o prefume qui eu te dei quando tu compretou ano?
- Mais era só o qui faltava. Um vidro de prefume do tamãe dum vidro de pinicilina. Apóis eu vou incumendar um litro de óleo de coco pra dá a tu.
- Apóis eu vou é atrás de Rita de Briante qui faz tempo qui ela anda roendo atráis deu.

2 comentários:

  1. Prezado Mundim.

    Parabens por mais uma bela historia.
    Voce acha que com tantas Ritas Ze Mariano ia esmorecer? Uma Boa historia. Lembro da Vaquejada num terreno que ficava entre Manu e a Lavanderia. Foi promovida por Eliseu Satiro e Dr. Luiz Luciano.

    ResponderExcluir
  2. Eita, Raimundinho, que tu vai é longe demais!
    Eu me lembro dessa vaqueijada...Ô tempo bom, minino!
    Uma das maiores paixões da minha vida foi vivida nessa vaqueijada!!!

    ResponderExcluir