Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 12 de julho de 2011

483 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


BO-NE-CA = Calunga.

No inicio de 1967 Dr Pedro Sátiro assumiu a prefeitura de Várzea-Alegre a contratou o jovem estudante de 16 anos para alfabetizar um grupo de adultos no horário noturno no Grupo do Inharé.

Os alunos do Mobral iam de idades 30, 40 a 50 ou 60 anos. Numa só sala o professor ensinava para um grupo de 40 pessoas originarias dos sitios Canto, Gibão, Chico, Serrote e Sanha rol.

Entre os alunos estava o conhecido Brito de Luiza Félix. Analfabeto de pai e mãe e ainda por cima rude até não se encontrar outro igual, embora fosse o mais interessado de todos.

As cartilhas tinham fotos de objetos e embaixo o nome para facilitar a soletração. Assim é que o Brito soletrava - BO-NE-CA e vendo a figura acima falava - Calunga - para o delírio dos colegas.

O curso durou três anos e mais de duas centenas de adultos aprenderam a assinar o nome, a votar e a fazer contas de tarefas.


10 comentários:

  1. Prezado Geovane.

    A historia foi essa mesma, quem lhe contou falou a verdade. Quatro dos seus irmãos foram alunos deste curso financiado pelo Mobral - Movimento brasileiro de alfabetização de adultos.

    Peço a Deus para não lhe contarem as historias de outro aluno o - Raimundo Diunisio da Silva, o conhecido Caboclo. Desse tem muitas e boas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ele també, soletrava:
    C A N E C A= litro
    Alacoque Bitu também comeufog com o curso dela. Mané dos Pão na prova do fim de ano, tinha: Escreva seu nome, ele botou: Vicente Alves Bezerra, pescou de Vicente Santiago. Chico Derramado, irmão adotivo. ela escreveu: Francisco Januário do nascimento. Chico que nome é este? Várzea Alegre-Ceará, respondeu o aluno. Aí Alacoque disse: É porque hoje eu tô boa, mas tu merecia era uma tapa na cara.

    ResponderExcluir
  3. Um dia Dalmir de Chico Negão levantou o braço e disse: Alacoque eu tenho uma pergunta.Aí a dedicada professro ra repondeu: Pois diga, Domir:
    É o seguinte: Quando chega meia-noite o dia é o de onte ou é o de hoje?

    ResponderExcluir
  4. Alacoque também ensinava o catecismo. Na véspera da confissão dos alunos ela ensinou: Quando chegar lá não se acanhem, quem roubou, quem furtou pode dizer ao padre sem medo. Aí Dalmir quiz saber: Alacoque, e se a gente sair de lá direto prá delegacia?

    ResponderExcluir
  5. Geovane sua participação promete, acho que vc tem que guardar esses seus relatos que vc coloca no espaço dos comentários para nos contar nas postagens da terça-feira, cada um deles deve ser contato isoladamente, nesta postagem vc relatou episódios de 3 personagens diferentes, mesmo que se trate do mesmo tema, daqui a pouco vc vai ter que inventar causos pra manter a coluna, concorda comigo?

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com o Dr. Robson. Manter uma coluna dois, treis meses é facil, mas por um longo periodo pode faltar materia.

    ResponderExcluir
  7. Conheço causos assim. Lá nas Bravas: S-A=SA P-O=PO ...CURURU.
    Lá na Boa Vista: B-I-BI-O-T-O-TO-N-I-NI-C-O-CO...BOI TUNICO!

    Trabalhei no MOBRAL!

    Trabalho hoje com um projeto que segue a pedagogia do Paulo Freire, a mesma do MOBRAL: (TELECURSO-FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO).

    ResponderExcluir
  8. Seguindo essa linha Joaquim Piau alfabetizava uma turma e Expedito de Luiza Felix de formação religiosa não falava a palavra diabo, assim é que soletrava- Di-a-bo = capiroto.

    ResponderExcluir
  9. Pois eu tenho um relato muito mais recente, visto que se trata do meu filho Caio que tem apenas 16 anos. Quando morávamos em Salvador eu fazia ele ler em casa, para apressar o processo de alfabetização da escola... no livro dele tinha uma figura de um ovo quebrado e continha a palavra GEMA,mas a criatura teimava em ler, com toda convicção OVO, eu queria matar. Mas felizmente meu primogênito aprendeu a ler e ja esta terminando o ensino médio, graças a Deus. Tudo tem seu tempo,rssss.

    ResponderExcluir