Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 1 de julho de 2011

SEXTA DE TEXTOS - Sávio Pinheiro

GUARDAR O DOMINGO –
UMA PRÁTICA CRISTÃ



“Só fico morando com você, se for assim!” falava com muita sinceridade o senhor alto, elegante, extrovertido e de olhos claros, Severino Piquiá. “Mas eu não quero que seja assim, o povo vai falar!” respondia Miudinha, trêmula, tentando mudar o imutável senhor. “Sou simpatizante de Abraão, Jacó, Davi e Salomão, homens importantes na Bíblia do Velho Testamento. E não vai ser você, uma marrãzinha cheirando a leite, que mudará o meu pensamento sagrado”, insistia Piquiá.

Miudinha era uma mulher, que apesar da sua pouca idade e estatura, tinha formas perfeitas e atitudes fortes, e os olhos esverdeados que se confundiam com a plantação de capim daquela roça recém-desenhada pelas chuvas de São José eram os mesmos que tentavam colocar o seu recém-namorado na linha da fidelidade e do respeito.

“Não pense que vou abandonar as minhas outras duas mulheres por sua causa, não! Gosto de você, não nego, mas também gosto de Pretinha e de Raimundinha”, retrucava Severino, cheio de boas intenções matrimoniais. “A minha primeira mulher está meio velha, é verdade, mas continua uma campeã, na cozinha. É ela que tem o melhor tempero da região, e o meu paladar lhe é muito grato, portanto não posso abandoná-la.”

“De Raimundinha, não tenho nem o que falar... É uma mulher sensível, mas não se deixa abater pelos fuxicos mundanos. Todos tentam jogá-la contra mim, mas jamais conseguiram”. Quando se transporta a falar da sua segunda mulher, demonstra carinho, respeito e uma sincera simpatia pela moça. Não lhe poupa elogios e quase chega a citar os seus predicativos amorosos. Faz citações seguras e despretensiosas. Um verdadeiro cavaleiro.

De olhos semicerrados, Severino enxerga a poligamia fazendo parte da sua cultura numa comunidade rural pobre e de alto índice de natalidade feminina. Ver a vida de forma simplista, com praticidade econômica, sem preconceito e sem estereótipos. Sente-se um mórmon fundamentalista não excomungado a procura da felicidade plena longe das normas impostas por uma sociedade monogâmica. Enfim, vê-se a si próprio como sendo ele mesmo, junto às suas, na sua visão pessoal das coisas.

Certo domingo, num movimentado balneário às margens de um açude recheado de azul e céu, com um sorriso transfigurado de tanta felicidade, encontro o senhor da vida e da liberdade pilotando uma potente motocicleta de asas celestiais conduzindo uma voluptuosa mulher no assento traseiro. E aí, Severino, qual das suas três mulheres, teve a honra desse magnífico passeio? “Nenhuma delas!” Responde secamente. “Quando discutimos a nossa relação, fui franco com todas. Quero viver em paz com vocês, dando amor, carinho, comida e moradia, numa tríplice igualdade. Porém, fui muito sincero, quando lhes falei: O Domingo será só meu. Ele está guardado só pra mim”.

4 comentários:

  1. Um causo muito bom. Severino precisava paciência, calma, habilidade e lhaneza no trato. Logo tres a cozinhar o juizo. Precisava do Domingo para um descanso.

    ResponderExcluir
  2. Esse Severino, ainda bem que ele guardava só o Domingo.
    Sobrou dois dias para cada uma.

    ResponderExcluir
  3. é muito bom esse texto parabéns com isso você segue o meu estilo não ser só no verso atracar um pouco de prosa pro pessoal abraços e bonito e bem bolado texto, aliais crônica digna de Sabino, Drummond e Bandeira

    ResponderExcluir
  4. Dr. Sávio Pinheiro

    Severino Piquiá não se adequou a nenhuma religião, mas procurou uma que se adequasse a ele. Apesar de gostar do tempero da primeira não poderia abandonar a sensibilidade da segunda. E, como ninguém é de ferro, domingo livre para estepe, completando assim a poligamia. Monogamia, uma esposa, bigamia, duas esposas, trigamia,três esposas e quatro esposas poligamia.
    Muito boa! Se Severino Piquiá continuar evoluindo na arte do galanteio certamewnte vai acabar como o Ronaldinho e "comendo" gato por lebre!

    ResponderExcluir