Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 1 de fevereiro de 2020

Tudo que é mil é muito, dizia o velho José Bezerra do São Vicente - Por Antônio Morais.


O Blog do Antônio Morais ultrapassou quatro milhões de acessos. Na versão do velho e nobre cidadão José Bezerra tudo que é mil é muito. 
Por essa razão homenageamos o patriarca da família Bezerra pelos mais de quatro milhões de acessos com uma historinha dele.

Ei-la:
Onde existia um foco de resistência, de oposição aos Correia em Várzea-Alegre era bloqueado, na razão ou na marra. 
Na eleição  para o mandato de 1951 a 1954, Chegou a Várzea-Alegre um pelotão composto  por um tenente, um sargento, um cabo e nove soldados.
Puseram-se no sitio Lagoa do Arroz para impedir a entrada na cidade dos eleitores dos sítios Sanharol, Chico, Serrote, Boa Vista e São Vicente, reconhecidamente reduto de oposição aos Correia. 
Dali ninguém passava, em direção  à cidade, o tenente dizia: pra onde você pensa que vai?  O caboclo dava meia volta e fazia bunda de ema com o rabo entre as pernas na direção de casa.
O velho José Bezerra do São Vicente, foto, depois do meio dia, saiu rumo a cidade, no que foi sendo seguido pelos ribeirinhos. 
Quando chegou na Lagoa do Arroz, o tenente perguntou: Pra onde o senhor pensa que vai?  Ele respondeu desassombrado: Vou votar, e, não vai ser você que vai impedir. Avançou, no que foi seguido por cerca de 30 amigos que o seguiam. 
Restou ao tenente dizer: "Velho mais teimoso!" As urnas começaram a ser apuradas  em Várzea-Alegre com uma  vantagem de votos  expressivas para o candidato de oposição Vicente Primo de Morais. Suspensa a apuração e  reiniciada em Lavras de Mangabeira e o resultado não podia ser outro: Deu Adelgides de Figueiredo Correia.

3 comentários:

  1. Naqueles velhos tempos a eleição era viciada. Os resultados fabricados. Nem sempre a vontade popular prevalecia.

    ResponderExcluir
  2. Essa herança eu tenho das minhas RAÍZES:tenho TEMOR A DEUS,RESPEITO AOS HOMENS DE BEM E medinho...de nada.

    ResponderExcluir
  3. Muito importante o resgate histórico que o amigo Antônio Morais sempre faz neste espaço.
    Eu e outros amigos tabém estamos sempre sendo beneficiados por poder contextualizar e emitir nossas convicções sobre diversos temas que são aqui relatados.
    Inclusive, tenho uma gratidão particular, por ter tido participação e incentivo efetivo do Morais no meu luvro TROPEIRISMO NOSSO, onde em um dos títulos retrato ima fase da política ede V. Alegre, que culminou com a "guerra de 1926".

    ResponderExcluir