Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

111 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.



Dr. Jósio de Alencar Araripe,   era um homem muito digno, inteligente,  culto, um intelectual completo na expressão da palavra.

Foi vereador no Crato por diversas legislaturas. Elegante, distinto, educado, mas sempre muito, muito sincero e positivo. 
Um dia, estava na tribuna defendendo um projeto de sua autoria, quando um vereador pediu um aparte. 
Aparte concedido o vereador falou: eu "disconcordo"  do seu projeto!
Dr. Josio  respondeu de forma  pausada e quase teatral : E, eu  discordo do seu "disconcordo".

Outra vez, um  vereador estava na tribuna, destilando  seu veneno contra a administração municipal e Dr. Josio pediu um aparte. Não dou, respondeu o vereador.  
Repetindo  por mais  duas ou três vezes. Na quinta vez Dr. Josio pediu novamente  o aparte e o vereador respondeu zangado : "Num dou, eu num já disse que num dou".
Dr. Josio prendeu os lábios para não ri e completou - "Pois me venda".

Foto Dr. Jósio de Alencar Araripe,  a esposa Eneida Figueiredo Araripe, Cauby Pequeno de Figueiredo, jornalista e escritor José Alves de Figueiredo Filho, Zuleika Pequeno de Figueiredo. O bebê é Tiago Figueiredo de Alencar Araripe.

Um comentário:

  1. Dr. Josio parecia ser sisudo, mas era educado e muito prestativo com as pessoas. Especialmente aquelas que tinham o privilégio de ter a sua amizade. Era bem humorado.

    ResponderExcluir