Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 3 de julho de 2011

111 - O Crato de antigamente - Por Antonio Morais.

Trapalhadas do Melito Sampaio.

Certa época, a Delegacia da Fazenda, em Crato, promoveu uma verdadeira caça aos sonegadores de imposto. Não dava moleza, saia um fiscal entrava outro. Melito se valeu do Deputado Ossian Araripe e a coisa melhorou por alguns dias. Quando o aperto recomeçou veio em doze dupla. Melito falou novamente com o Dr. Ossian Araripe que o aconselhou a se organizar junto a repartição.

Então, Melito juntou blocos de notas fiscais, livros de anotações fiscais, toda documentação relacionada ao fisco, colocou tudo numa caixa, levou para o sitio a fez uma bela coivara, transformando tudo em cinzas.

No outro dia cedinho foi a Coletoria com a maior moral do mundo. Chegando lá perguntou para o coletor: como é, vão me deixar trabalhar ou vão continuar nessa piega? Eu quero dar uma solução neste problema! Educadamente o Coletor perguntou: onde está a documentação do Senhor. Melito respondeu entreguei aqui. Entregou a quem? Melito observou o ambiente e Aluisio Rolim estava concentrado numa maquina de datilografar alheio a tudo. O Melito lascou: entreguei aquele lá. O coletor se aproximou do Aluisio e disse: cadê os documentos do Melito que o senhor recebeu? Aluisio respondeu: Vou procurar. Por conta da displicência de Aluisio lhe coube uma suspensão de 30 dias.

Quando Ossian encontrou Melito lhe perguntou: como foi? Melito respondeu: fiz o que você mandou, me organizei! E Aluisio? Perguntou Ossian. Suspenso, pra aprender a trabalhar, respondeu Melito as gargalhadas.

Um comentário: