Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 2 de julho de 2011

O OURO DA FORTUNA - Por Mundim do Vale.

No tempo da descoberta do ouro da fortuna. Várzea Alegre perdeu a tranqüilidade de cidade pequena. Na corrida do ouro apareceu gente de toda parte do Brasil. Era jeep, pic-up e rural chegando toda hora na cidade. Meus conterrâneos já estavam com diversos projetos de mudanças para o desenvolvimento da região.
- Mudar o nome da pensão de Leontina para: Hotel Vale do ouro
- Instalar uma emissora de rádio com o nome: Estação do Vale.
- Fundar o jornal: Diário do Vale.
- Construir o teatro: Gaurani, da Fundação Papai Raimundo.
- Mudar o nome de Várzea Alegre para: Várzea Dourada.
- Construir um viaduto na Vazante.
- Criar a orquestra sinfônica do mestre Antônio.
- Montar o banco Fortuna.
Foi tanta especulação que a história do ouro chegava em toda parte do Brasil.
Na época eu estava em Fortaleza e passando na praça do Ferreira, escutei uma discussão entre torcedores do Fortaleza e Ceará
Mais ou menos assim:
- Vocês vão ver! O Ceará vai comprar dois jogadores do Santos,
aí respeite o timaço que vai ficar.
- Com que dinheiro? Será que é com o ouro da mina da fortuna
lá de Várzea Alegre?

Depois que a mina foi explorada, toda a produção do ouro só deu pra colocar um dente na boca de um cigano.

8 comentários:

  1. Prezado Mundim.

    Parece que o ouro era pouco e muito bem destribuido nas pedreiras não valiar a pena escavar.

    ResponderExcluir
  2. Morais
    Fora a sacanagem de Nanum, o ouro foi pouco porque os holandeses passaram por aqui e não descobriram a mina, mas enganavam os índios com prendas e também os obrigavam a descobrir onde tinha ouro e prata. Quem deve saber bem direito esta História é o Prof. Zé Niltom, mas no livro " Minha Terra, Nossa Gente, do Dr. José Ferreira se você for ver, tem um capítulo que fala nisto. Inclusive fala das provas ( uma tábua com inscrições daquela época (1647) Ano passado o Diário do Nordeste publicou fotos de maps do Ceará daquela expedição ( encontrados num museu de Amsterdãn)

    ResponderExcluir
  3. Mundim e Morais,
    Se vocês forem naquela região do Ibicatu vocês irão ouvir muitas estórias, e pode ser lendas disso que estou falando.

    ResponderExcluir
  4. É...

    Mais uma coisa que eu desconhecia em Várzea Alegre; A história do ouro da fortuna.

    Faltou o Mundim dizer em que ano isso tudo aconteceu. Acho até que eu nem existia ainda!

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  5. É...

    Geovani:

    Me apressei e nem li seus comentários antes de emitir o meu.

    Agora já estou sabendo quando foi a corrida do "Ouro da Fortuna" em Várzea Alegre - 1.647.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  6. Êpa! Eu não sou desse tempo aí e lá nas Bravas se falava muito no ouro da Fortuna... Eu até pensava que a malacacheta da areia do rio era o ouro da Fortuna!

    ResponderExcluir
  7. É GENTE ESSE OURO JÁ FOI COBIÇADO POR MUITA GENTE TEM CERCA DE 5 ANOS QUE DOIS CIDADÃOS DO ESTADO DO PARÁ ME PROCURARAM PEDINDO INFORMAÇÕES SOBRE ESSA MINA E ME FALARAM QUE TINHAM O PROPÓSITO DE EXPLORA-LA COM UMA NOVA TECNOLOGIA. SEGUNDO OS MESMOS ESBARARAM NAS NEGOCIAÇÕES COM OS PROPRIETÁRIOS.

    ResponderExcluir
  8. EU CONHEÇO UMA HISTÓRIA MUITO INTERESSANTE DE BUTIJA. ACONTECEU NA RUA DO ROSÁRIO LÁ DE ICÓ. O CABOCLO QUE TEVE A VISÃO DE ONDE ESTAVA LOCALIZADA A BUTIJA COM VÁRIAS PEÇAS DE OURO 18, ERA DAQUI DO CARIRI. MELHOR DIZENDO: COMERCIANTE DA FEIRINHA DA TROCA DO ROMEIRÃO. AGUARDEM... VOU CONTAR EM DETALHES...

    SOBRE ESSA MINA DE OURO DE VÁRZEA ALEGRE SÓ AGORA TOMEI CONHECIMENTO.

    MAS ATUALMENTE, PARALELO A PUBLICIDADE DE MAIS UM ESCÂNDALO DE CORRUPÇÕES NO GOVERNO, VEM SEMPRE UMA NOTÍCIA NOVA SOBRE DESCOBERTA DE PETRÓLEO NA CAMADA PRÉ-SAL. A PROFUNDIDADE VARIA ENTRE 7 A 14 KM DE PROFUNDIDADE, E A LOCALIZAÇÃO EM MÉDIA 200 KM DA COSTA BRASILEIRA. AMERICANOS E EUROPEUS AINDA NÃO SABEM COMO SUGAR ESSE OURO NEGRO, A ESSA DISTÂNCIA.
    TALVEZ SEJA POR ISSO QUE LULA SEMPRE FICA COM OS OLHOS EM LÁGRIMAS QUANDO FALA DO PRÉ-SAL. SÃO TANTAS EMOÇÕES...

    NÃO FAÇO SEGREDO: EU VIVO SONHANDO E ESPERANDO O DIA EM QUE VOU PODER ABASTECER MEU CARRO COM O PETRÓLEO DO PRÉ-SAL, E DEPOIS ESTACIONÁ-LO NA BEIRA DE UMA ESTRADA EM BREJO SANTO/JATI-CE, PARA TOMAR UM BANHO DE CUIA COM A ÁGUA CHUPADA DO RIO SÃO FRANCISCO LÁ DE CABROBÓ-PE. OH FELICIDADE... SERÁ QUE EU VOU ALCANÇAR ESSA GRAÇA, OU SEJA: VIVER 150 ANOS.

    ResponderExcluir