Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 12 de março de 2013

014 - ANTONIO DE SATIRO


Antônio de Sátiro, per'aí, mais respeito.  Dr. Antônio de Sátiro. Nossa amizade é doutor formado dentista e, embora moço sem bondade, merece o mais caprichado "Doutor", pela habilidade com que fussa as foças bucais de suas vitimas, na batalha odontológica de tira e bota, conserta e remenda. É dos conterrâneos que mais admiro e estimo. Perfeito filosofo, alma desprendida e boa, inteligencia primorosa, com ele não tem gogó. 

Uma vez chegou em Cedro, vindo de ferias, e, como não encontrou transporte meteu o pé na estrada, rumo à Rajalegre, onde chegou, assoviando e eufórico. Dr. Sátiro é mais um dos muitos doutores com que sua ilustre família vem abrilhantando a cultura varzealegrense.

Dr. Sátiro fez vestibular para direito e foi aprovado em primeiro lugar. Voltando a Boa Vista  vestiu um terno, pôs gravata,  se empertigou diante de um espelho e disse: Meretríssimo Juiz de Direito, Senhor promotor de Justiça, senhores jurados: Esse rapaz matou a mãe para roubar, mas estava coberto de razão. Em seguida exclamou: não, essa não é profissão para mim. Cada dia me convenço  mais que o Dr. Sátiro tinha razão.


2 comentários:

  1. Muito interessante.O meu pai Joaquim Jose de Oliveira,o qual era muito amigo do Dr Antonio de Satiro,tinha esta mesma opiniao,depois que viu neste mundo moderno o que fazem alguns formado em Direito,ele sempre dizia nao mais admirar a Formatura de Direito.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Geraldo Vieira.

    Nos últimos tempos temos visto como o ser humano perdeu o valor. No juri do Bruno, goleiro do Flamengo, o homem teve a pena reduzida porque revelou detalhes do crime horroroso que cometeu junto com outros bandidos. Matou, partiu o corpo e jogou para os cachorros.

    As leis brasileiras são feitas por bandidos.

    ResponderExcluir