Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 24 de outubro de 2018

O valor do Silencio - Edmilson Alves


 
Ninguém viverá, verdadeiramente, em paz, com sentimentos ruins dentro de si. È necessários se libertar dos maus pensamentos, modificando seus sentimentos. O pensamento move o mundo. 

A raiz do pensamento é responsável pelas emoções. A emoção desequilibrada desestabiliza a paz na família, na sociedade e no planeta. Desfaz relacionamentos, são cúmplices de todos os litígios imagináveis. A sua mente é controlada por seus pensamentos.  Sua paz interior transcende a você mesmo. È transcendente no caminho da paz, na busca de aprender a amar e contribuir para melhorar o mundo. 

A cabeça que não é disciplinada, dentro desses padrões, “mente, isto é, confunde-lhe, com informações não verdadeiras”. Pra apaziguar a mente, fazê-la cair na real, o silêncio representa a sabedoria ideal. Quando as palavras nada disserem e falharem, experimente silenciar, o silêncio é a linguagem dos sábios. 

Os sábios pré-socráticos já exauriam as dualidades entre avareza e generosidade, através da reflexão, cuja sabedoria era obtida através do silêncio, que silenciava, antes de emitir opinião! O silêncio é a voz do espírito quando o corpo se encontra em conflito. Conflitos têm caráter existencial. O medo litiga contra a coragem, gera batalhas incríveis. São batalhas danosas para a harmonia oculta do ser, e os impulsos exteriores, desaguam no existir vivencial.

Um comentário: