Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Desafio de ser humano - Por Edmilson Alves.


Só no infortúnio é que se afirma o calor humano e, só na tormenta, é que se prova a fidelidade do amigo. A amizade é o casamento da alma. Mas, quem, verdadeiramente, pode ser chamado de amigo? A diferença entre Amor e amizade é, na verdade, que o amor é mais sensível, já a Amizade é mais segura. Dar mais estabilidade. Dar mais segurança. O Amor nos dá asas e voamos. Voamos, voando alturas, até imaginada. Mas, a Amizade põe nossos pés no chão. No Amor há mais carinho, na Amizade compreensão. O Amor é plantado e com carinho cultivado, a Amizade vem surgindo faceira, e em troca, nada pede, mas, divide a alegria e a tristeza. Assim, andamos, andamos com uma grande e querida companheira que, andamos, andamos juntos durante uma vida inteira. 

Amigo é o que não se preocupa em dar ou receber, mas, é capaz de compartilhar. O amigo é o que sua presença traz alegria, a sua ausência reflete saudade, o seu silêncio transmite paz, a sua escuta inspira confiança, a sua lembrança infunde coragem. Mas, só o conhecemos quando, vítima dos terremotos da vida, ficamos prostrados, frágeis, e indefesos --, faltando- nos forças para esconder o pranto. 

É comum se cortar lenha de uma árvore tombada, então se descobre que a maioria, dos que se dizem amigos, debandam em silêncio de amnésia –, frios, calculistas, no mundo dos enganos, em sorrateira procissão da indiferença, esquecendo-se dos favores e afetos recebidos, nos bons momentos da vida.

Nos momentos da vida em que tudo está indo bem, em que tudo dar certo, a maioria dos que se dizem amigos, aproxima-se e, ingenuamente, neles você acreditará, porque está tudo maravilhoso. Entretanto, amigos verdadeiros são poucos. São pouquíssimos e não nascem de árvores estéreis!... Eles crescem ao longo do tempo e são resultados do investimento que fazemos em nossos relacionamentos pessoais durante o caminho, caminhando, caminhando, sem pressa, a vida inteira. 

Um amigo verdadeiro é uma criatura simples, sincera, natural... É capaz de chorar. É capaz de sorrir. Um amigo verdadeiro é um reflexo da bondade de Deus --, está conosco na escola da vida, mantendo certa cumplicidade nos sonhos, nas aspirações, nas realizações e, sobretudo, motivando-nos, na dor, para reencontrar a alegria!... Com ele compartilha-se o que somos tal qual Deus nos vê, sem a hipocrisia de tentar serem diferentes, superficiais, outras pessoas, de conteúdo duvidoso, para nos sentirmos aceitos!

O homem vê o que está diante dos olhos, porém Deus vê o coração das pessoas. O amigo verdadeiro nos vê como Deus nos enxerga, não importa "status" social, beleza, popularidade, religião. O amigo encontra guarida, valorizando a beleza da recíproca amizade! 

A vida poderá conduzir você e seu amigo verdadeiro por caminhos diferentes, mas, cada reencontro é feliz, é abençoado porque o amigo fala sempre a verdade, não camufla defeitos, não despreza as nossas lágrimas --, e no infortúnio, encontra a afirmação do calor humano --, com a gratidão de quem já bebeu na fonte em que um dia, também saciou a sua sede...

Um comentário: