Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 3 de fevereiro de 2024

133 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Dr. Alexandre Arraes de Alencar, foi prefeito do  Crato na legislatura  de 1937 a 1943.

Sustenta a história que Alexandre Arraes de Alencar era do PSD e Filemon Fernandes Teles da UDN. Portanto adversários políticos. 

O presidente da republica era da UDN e Filemon Teles fez uma visita ao Rio de Janeiro - Capital Federal e trouxe um saco de dinheiro, fez uma visita ao prefeito Alexandre Arraes e disse : Aí está um recurso que consegui para ajudar na sua Administração. 

O prefeito construiu a Hidrelétrica da Nascente e a Praça Cristo Rei. Isso sim era fazer politica pensando no interesse Publico.

3 comentários:

  1. Época de políticos civilizados que defendia os interesses do povo e da cidade. Diferentemente de hoje em dia que uns trabalham para destruir os outros. E, assim destroem a cidade.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Morais, entre 1937 e 1943 o Brasil ainda estava sob a égide do Estado Novo do caudilho gaúcho Getúlio Dorneles Vargas. Não havia partidos políticos. O Congresso estava fechado. Getúlio era ditador. Os partidos só foram restaurados a partir de 1945, com a redemocratização do país. Foi eleito o general Eurico Gaspar Dutra para a Presidência; e o senador Nereu Ramos para a vicepresidência. Em 1946 foi convocada por Dutra uma Assembleia Nacional Constituinte. Portanto, Alexandre Arraes, em vez de prefeito, foi um interventor do Estado Novo.

    ResponderExcluir
  3. Faleceu no dia 15 de Agosto de 1943, na cidade de Crato, ainda como Prefeito Municipal, ficando imortalizado na memória do povo cratense, e foi homenageado tendo o palácio da prefeitura Municipal com seu nome.

    ResponderExcluir