Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

3 destaques - por Armando Lopes Rafael


1 – Caos do Enem

Não é mais novidade. A imprensa está chamando de “caos” a aplicação das provas do Enem-2011. A atual versão “involuiu” e ficou pior do que a passada. O destaque deste ano foi para erro na impressão da folha de respostas. Mas a desorganização foi uma constante de norte a sul, de leste a oeste nos locais aonde as provas foram aplicadas. A OAB não descarta a anulação das provas o que agravaria o alto custo financeiro e comprovaria a incompetência do Ministério da Educação (leia-se Fernando Haddad). O Governo Federal deveria ser condenado, no mínimo, a devolver o dinheiro das matrículas pago por três milhões de jovens brasileiros...

2 – Pedofilia

Não foi praticamente divulgado um fato acontecido – aqui mesmo no Ceará – no penúltimo domingo, 31 de outubro. A polícia prendeu na cidade de Fortim, o pastor evangélico Francisco Germano, 28 anos, após denúncia feita à delegacia do município, pela tia da vítima. Germano foi pego em flagrante abusando de uma menina de 10 anos. Segundo a polícia, o homem é presidente de uma igreja evangélica no bairro Montese, em Fortaleza. Quando a denúncia de pedofilia é feita contra padres desviados da Igreja Católica, a notícia corre célere o mundo inteiro. De Aiuaba, no sertão dos Inhamuns à Cracóvia, na Polônia, todo o planeta Terra fica sabendo...


3 – Preconceitos contra nordestino

Todos os nordestinos têm razão em ficar revoltados contra as mensagens de preconceito divulgadas no sul/sudeste, pelo fato da região mais pobre do Brasil ter votado em peso na candidata eleita, Dilma. Claro que ninguém concorda com racismo nos dias atuais! Agora não convence é essa hipocrisia de pessoas que defendem o aborto; que acham normal o dilaceramento de inocentes indefesos no útero materno, virem agora a público demonstrar sua indignação contra mensagens divulgadas por adolescentes no twitter, tipo “morte aos nordestinos”.

3 comentários:

  1. Morais:

    Concordo com você:
    1 - em gênero;
    2 - em número;
    3 - em grau.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Armando.

    Nunca vi tanta invensão, todo dia aparece modificações no MEC. E, o pior, os estudantes nunca são ouvidos. Precisa-se com urgencia:

    01 - Mais respeito aos estudantes.

    02 - Lei neles sem dó e pena.

    03 - Os nordestinos devem esforçar-se para sair dessa situação de dependencia. Aceitar migalhas e se sentirem satisfeito com um sistema que continua sem fim. Que os nordestinos tambem se respeitem. Sejam mais exigentes e não fiquem batendo palmas: Emprego, emprego e emprego para os nordestinos.

    ResponderExcluir
  3. Armando Rafael.

    1º destaque.

    O ENEM é a principal porta de entrada para a universidade que o pobre tem. O fato de ter havido alguns erros não justifica essa celeuma toda. Foram 4,6 milhões de inscritos para essa prova e apenas 2.000 apresentaram algum tipo de irregularidades.

    2º Destaque.

    Esse caso demonstra também o quanto a Igreja Católica é perseguida. Quando um padre ou algum membro da Igreja Católica comete falhas em geral migram para as igrejas evangélicas e quando isso ocorre entre eles, para onde fugir? Gostaria de saber.

    3º Destaque.

    Boa parte desses que fazem críticas aos nordestinos, que migraram para o sul a procura de melhores condições de vida, são oriundos de famílias nordestinas, também há muitos descendentes de Italianos aqui em São Paulo, que esquecem que seus país e avós também sofreram quando para cá migraram. Isso já me incomodou muito no passado, já superei essas coisas. Quando ouço comentários racistas ou preconceituosos, seja do norte ou do sul, apenas sinto dó desses individuos.

    ResponderExcluir