Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sugestão pertinente - Por Robsom Bitu Moreno

Caros amigos do Blog:

Estive pensando, será que no Blog do Sanharol não poderia ser criado um espaço, ou, uma forma de divulgação da nossa culinária? Quem soubesse iria nos ensinar como se fazer: chapéu de couro, sequilho, pão de arroz, feijão com pão, bolo de caco de arroz, tapioca com amendoim, manzape, pão de ló, mangusta, tijolo de leite, baião de dois com queijo, arroz com piqui, etc, enfim, criaríamos um banco de dados com todas as nossas comidas típicas para disponibilizar aos nossos conterrâneos e familiares, até mesmo a outras pessoas que visitam o blog e que poderiam também degustar desse cardápio que parece ser só nosso, que é parte integrante da nossa cultura.

Um abraço,

Robson Bitu Moreno

12 comentários:

  1. Prezado Robsom.

    Vamos aguardar a manifestação dos leitores. Amanha estarei contando uma historia de Raimundo Bitu do Sanharol. Uma historia real que não deixa de ser uma receita culinaria. Tenho certeza que oamigo vai rir com a historia do seu tio. Voce conheceu muito bem o local onde a historia se deu e os personagens.

    Um bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Você falou de muitas comidas típicas regional e de nossa comunidade. Parabéns por não ter lembrado de Angu. Meu pai sempre dizia que o Angu era tão ruim que encharcava dentro da barriga e não tinha força para navegar o que vinha do outro dia.

    ResponderExcluir
  3. Pra vc ver como são as coisas, primo João, já o meu avô Vicente Moreno, sempre que nos visitava todo ano, o seu almoço era "angu com carne de porco assada" sem mais nada pra acompanhar. Muitas são as comidas que não me vieram a cabeça qdo estavam escrevendo, esqueci do macunzá, arroz doce, malassada, sei lá quantas... Secretárias acho que arranjei serviço pra vocês, se alguém se habilitar a sugerir, alguém vai ter que catalogar...Vamos lá garotas prendadas, a Magnólia, já podia nos ensinar a receita menos ruim, já que não posso dizer pra ela a mais saborosa, que ela certamente saberá nos ensinar, do "feijão com pão".

    ResponderExcluir
  4. Prezados João Bitu e Robsom.

    É porque vocês nunca comeram Xerem.

    Quando não tinha o famoso Moinho Mimoso, as mulheres descontavam parte dos pecados descascando o milho e pilando no pilão. O que sobrava, o Xerem não ia para os pintos nem para o bacurim, era feito uma goluzeima super saborasa. Um baião de dois sem arroz: feijão e xerem de milho, com o ovo torrado é uma delicia. hahaha

    ResponderExcluir
  5. Prezado Robsom.

    A coisa hoje está bem mais facilitada. Para se fazer um feijão com pão paidegua basta:

    01 - Um quilo de feijão de corda.

    02 - Tres mocotós de porco.

    03 - Um quilo de costela de porco torrada.

    04 - 500 gramas de torresmo.

    05 - 500 gramas de vitamilho.

    Modo de preparar:

    Cozinha o feijão e os mocotos juntos. Torra a carne de porco separado. Do vitamilho, faz-se o cuscuz. Mistura o cuscus com o feijão, os mocotós e por fim coloca os torresmos em cima da farofa.

    Coloca a carne de porco torrada a parte, separada que é para tirar o gosto. hahaha

    Esse Feijão com pão é uma delicia. Agora um que eu me servia nos velhos tempos não tinha boa aceitação.

    É brincadeira, mas quem tiver as receitas direitinhas mande-me para o email. Vou cataloga-las e depois abrirei uma pagina com a unica finalidade de oferecer aos amigos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sugestão de Robson e mais ainda da idéia de Morais em catalogar.Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. Amigo Robson,

    A sua sugestão é muito boa. Creio que sairão muitas receitas deliciosas nas próximas postagens, pena eu não poder saboreá-las, pois com a quantidade de frituras do prato do Morais, se eu comer "estarei frito." De sobremesa vai um mel de abelha.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Magnólia,

    O seu feijão com pão é só o milho! E é só este que eu posso saborear. Sem gordura e sem enfeite.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Robson,você já comeu munguzá com trapiá ? Hermi-Cesar tem a receita

    ResponderExcluir
  10. Robsom,tem uma receita boa caseira que você deve provar,quem me ensinou foi Zefinha do Gravié:Coalhada com genipapo

    ResponderExcluir
  11. eu queria a receita do manzapo. alguem tem?

    ResponderExcluir