Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A GUERREIRA FAFÁ BITU - Por Mundim do Vale

Fafá pediu um poema
E eu faço com prazer,
Porém eu devo dizer
Que não recebi um tema.
Mas vou levando meu lema
De história e poesia,
Sem nada de fantasia
Para não ser mentiroso.
Presenciei orgulhoso
O que a garota fazia.

Levou a vida à vontade
Também fazendo faceta,
Pedalava em monareta
Pela ruas da cidade.
Ainda com pouca idade
Na sua boa maneira,
Queria ser a primeira
Do seu grupo de estudante.
E assim seguiu adiante
Nossa pequena guerreira.

Fafá teve as proteções
De São Raimundo Nonato,
Com seu esforço sensato
Superou limitações.
Aprendeu bem as lições,
Estudando o português
E o latim e o inglês.
E aquela batalhadora,
Tornou-se uma tradutora
Do idioma francês.

A Fafá Deus ensinou
Que não existe carência,
Lhe benzeu com inteligência
Que ela logo adotou.
E assim Fafá superou,
Tocando a bola pra frente
Mostrando pra nossa gente.
Que só tem dificuldade
Quem não tem capacidade
De segurar o batente.

5 comentários:

  1. Parabens Mundim.

    Voce se esmerou na composição de um poema muito bonito e merecido pela homenageada. Parabens Fafá.

    ResponderExcluir
  2. A pureza desse poema só poderia ser dedicado a Fafá essa guerreira que superou obstáculos com simplicidade, amor ao próximo, aos seus familiares e hoje é referencia e exemplo de superação, inteligência, orgulho de todos nós da comunidade Varzealegrese.

    ResponderExcluir
  3. Mundim, você disse que eu não falei o tema. E precisava? Você disse na sua bela arte tudo que eu mais gostaria de ouvir e muito mais. Isso se chama sintonia, bem querer, amizade...confesso que fiquei emocionada. Obrigada, poeta de Dona Iraci e Pedro Piau. Você acabou de me proporcionar uma das mais belas alegrias de minha vida,sou sua fá incondicional,
    Fafá Bitu

    ResponderExcluir
  4. Viu aí, Morais? O Blog do Sanharol é poesia, sensibilidade, ternura. Acho que não preciso dizer mais nada. Obrigada por ter me convidado a estar aqui. Unidos venceremos. Boa noite!
    Fafá

    ResponderExcluir
  5. João, hoje vou dormir muito feliz com a bela homenagem de Mundim do Vale.Obrigada pela atenção, boa noite!

    ResponderExcluir