Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MUDA TUA VIDA - Ainda há tempo - Por Vicente Almeida

Quem já não se deparou com alguma situação difícil na vida? Acreditamos que muitas pessoas já passaram de alguma forma por momentos considerados intransponíveis, difíceis, às vezes angustiantes...

...E superaram.

Aqueles que mais sofreram certamente se preocuparam demais com o problema em si, lamentando-se ou descarregando suas amarguras nos outros, preferentemente nos subordinados que nesta hora, servem muito bem aos seus propósitos como saco de pancadas. E nesta situação pagam o pato; os filhos, o cônjuge, a sogra, os empregados e até mesmo aqueles que tentam ajudá-lo “Os Amigos”. Sabemos que esta conduta além de não conduzir a uma solução, amplia o problema.

Entretanto, aqueles que ao detectarem uma situação difícil, ao invés de se lamentar, passaram a administrar essa dificuldade com intenção de superá-la, obtiveram êxito, pois, prenderam a sua mente com imagens positivas, e aí, receberam mentalmente ou através de amigos, sugestões as mais diversas, inclusive aquelas que o levaram a sair da situação crítica. Esta, é pois a via expressa e disponível para todos.

Deus em sua imensa sabedoria nos capacitou para dominar e transformar a terra, e nós a transformamos na verdade, mas em um mundo cheio de obstáculos, amarguras, vícios e violências.

Vamos adotar a postura de vencedores. Se preciso for, vamos repensar nossa vida, o que está dando errado e o que está dando certo. Fácil é errar, não necessita qualquer esforço, mas para acertar, é indispensável que a nossa inteligência funcione, e não devemos ter preguiça de exercitá-la. Estamos permanentemente em contato com as pessoas e nem sabemos como tratá-las, nem percebemos que precisamos delas mais do que podemos imaginar. O nosso sucesso em qualquer situação, depende muito da nossa conduta com nossos semelhantes.

Precisamos mudar nosso modo de ver as pessoas antes de pretendermos impor-lhes nossa vontade. Isto nos ajudará a sermos todos mais felizes. Entra aqui a máxima de Cristo "Faça aos outros o que queres que te façam".

Não podemos esquecer que cada indivíduo é único no meio desses mais de seis bilhões de pessoas, com idéias próprias do certo e do errado. Por tanto cada um possui seus próprios pensamentos que não nos pertencem. Poderemos nos tornar amigos, desde que não venhamos a transigir contra a sua individualidade, respeitando seus pontos de vista para que os nossos também sejam respeitados. Há uma máxima que diz "É dando que se recebe"

Muita gente pensa que adotar uma conduta coerente, de respeito, amizade e confiança, de nada adianta. Ai é que está o engano, o mundo melhora acompanhando você. Sua família será mais feliz, seus amigos serão mais leais, seus negócios farão mais sucesso. Não é isso que todos buscamos? Então, mãos a obra!

Quer saber: um minuto começa a partir do primeiro segundo, uma hora com o primeiro minuto, uma cachoeira começa com a primeira gota, e a mais longa jornada com o primeiro passo. Por maior que seja a construção ela se inicia a partir do assentamento do primeiro tijolo.

A nossa vida, e uma construção pessoal e leva dezenas de anos para que possamos estabelecer segurança e paz. O tempo não espera a gente melhorar, nós também não devemos esperar o tempo melhorar, quem sabe faz a hora. Vamos comecar agora, já!... Desenvolvendo nossas potencialidades. Elas existem, é só acreditar.

Adotar a postura de vencedor é não vacilar diante dos obstáculos, eles fazem parte do aprendizado, e estão a nossa frente, exatamente para que aprendamos a nos desviar deles. É superando esses obstáculos que desenvolveremos nossa inteligência para vôos cada vez maiores. Não devemos nos preocupar quanto tempo leve. Se tentarmos apressar demais o passo, ao invés de adiantar, nos atrasaremos. Tudo virá a seu tempo, desde que façamos a nossa parte.

Ao desenvolvermos nossas habilidades, inteligência e criatividade, descobriremos facilmente uma saída para cada situação crítica que surgir. Onde muitos enxergam problemas, passaremos a ver soluções.

Os meios para nossa felicidade, não vem de fora, nasce dentro de nós. é o resultado de nossos atos, pensamentos e palavras.

Ninguem, nem mesmo Deus poderá nos ajudar se não fizermos a nossa parte, por que quando nos afastamos dEle, é como se criássemos um escudo impenetrável ao amor divino. Eternamente Ele derrama suas bençãos sobre todos nós, muitos estão usando seus escudos invisíveis e as bençãos caem sobre eles e escorregam sem os tocar.

Vamos ver isto de uma maneira clássica: Imaginemos estar andando na rua em um dia chuvoso, quando começa a chover, abrimos o guarda chuva e a chuva escorrega para todos os lados, mas não nos molha. Enquanto isso passamos por muita gente correndo para se abrigar da chuva por não estar preparados.

Da mesma maneira que a chuva desce dos céus em forma de gotículas, descem tambem as bençãos do Senhor de uma forma embora invisível, nos penetra, nos envolve, e nos proporciona paz. Mas se estivermos usando o nosso escudo invisível, mesmo que estejamos no meio de uma multidão beneficiada pelo seu amor, permaneceremos isolados e sofrendo.

Quando e como acontece esse isolamento? Essa pergunta não deve ser respondida por nós! Você leitor é muito esperto e encontrará a resposta.

Escrito por Vicente Almeida
03/08/2011

3 comentários:

  1. Vicente querido, eu acho que devemos está sempre protos a estender a mão àquele que caí, estimulando-o a se ergure e seguir novamente o caminho. Devemos encorajar os que desfalecem e que se deixam vencer sem esperança e fé. Que vê milagres acontecerem? destribua em todas as horas do dia, gestos delicados, palavras amáveis, sorrisos carinhosos, boas ações. Estas atitudes de aparencia simples, realizam, muitas vezes milagres.
    Um dia acordei cheia de questionamentos naturais, e resolvi que iria fazer alguma coisa para mudar a maneira como eu pensava e agia: meditei sobre de que maneira exercitar o amor ao proximo; não dizem que é a lei maior? então, como na época, eu estudava psicobiofisica parapsicologia e ciencias mentais, no INSTITUTO NACIONAL DE PSICOBIOFÍSICA PARAPSICOLOGIA E CIÊNCIAS MENTAIS;e utilizando as sete leis mentais do método mencionado no livro do meu Prf. Jose Faustino de Oliveira, o conhecido Parapsicologo Fausto oliveira;elaborei esta simplis programação neuro-linguistica.

    Quero amar a todos os meu semelhantes ciente que todos nós somos filhos do mesmo criador do universo e que Ele nos criou, cada um de forma exclusiva, única e portanto daí surgem as diferenças, grandes ou pequenas.
    Reconqueço que estamos aqui para evoluirmos e apredermos a nos amar, viver em harmonia e para isso quero dar a minha contribuição fazendo a minha parte.
    Desejo irradiar luz sobre os espíritos fracos e necessitados que encontrar no meu caminho,falar com os que precissaerem ouvir, dar carinho aos que estão carentes de amor e compaixão,doar enfim o que para mim está sobrando para aqiueles que de fato necessitam.
    Descobri que o mais alto grau de paz interior decorre da prática do amor e da compaixão. Quanto mais nos importamos com a felicidade de nossos semelhantes, maior o nosso proprio bem-estar.Ao cutivarmos um semtimento profundo e carinhoso pelos os outros, passamos automaticamente para um estado de senidade. Esta é a principal fonte de felicidade.
    Assim, uma conduta verdadeiramente misericordiosa para com os outros não se altera nem mesmo quando os outros se comportam mal. E praticando a compaixão sem limites que uma pessoa desenvolve o sentimento de responsabilidade pelos semelhantes,e o desejo de ajudá-los a superar de forma eficaz seus sofrimentos.
    Minha mente, meu espírito, e meu coração estão cheios desta verdade divina. Abraço fraterno. Maria de Fatima Bezerra Cordeiro,( Fatima Gibão)

    ResponderExcluir
  2. É...

    Fátima Bezerra:

    Uma das maiores barreiras que encontramos, é com quem falar sobre o amor. Não esse amor carnal atraído pelo sexo, pela fantasia puramente material, mas aquele amor que impulsiona e conduz o ser humano a uma felicidade perene.

    A humanidade tem sede de amor, daquele amor que não distingue as pessoas pela sua cor ou pelo volume dos seus recursos. Precisa, mas não faz esforço suficiente para tornar essa idéia viável.

    Por isto estou por aqui, tentando mostrar tudo que já aprendi, pois sei que é bom e trás felicidade.

    Quando nos dispomos a tratar deste tema, quase ninguem está interessado.

    E para não me alongar em considerações maiores, basta ler o seu comentário que resumiu meu pensamento e do qual transcrevo a parte seguinte:

    "Quanto mais nos importamos com a felicidade de nossos semelhantes, maior o nosso proprio bem-estar. Ao cultivarmos um sentimento profundo e carinhoso pelos outros, passamos automaticamente para um estado de serenidade. Esta é a principal fonte de felicidade"... Ao alcance de todos.

    Pois é ai que entro. Quando mencionei o escudo que nos impede de receber as bençãos divinas, era com intenção que alguem interpretasse como você acaba de fazer.

    A nossa verdadeira felicidade, depende da paz que venhamos a proporcionar aos nossos irmãos em dificuldades, e que muitas vezes custa tão pouco.

    Vicente Rodrigues de Almeida

    ResponderExcluir