Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Texto historia - João Bastos Bitu.

Em 1958, uma das maiores seca já existente no Ceará. Para sanar a fome do povo foi criado frete de serviço na construção e recuperação de estradas e pequenos açudes.

O DNOCS (Departamento de Obras Contra Secas) coordenava os trabalhos, onde formavam turmas e para fiscalizar e acompanhar os trabalhos criava a figura do feitor. Meu pai, Raimundo Bitu era feitor de uma turma e o senhor Raimundo Piau fazia parte de sua equipe, que por sua vez levava em sua companhia o filho Militão.

Durante a jornada dos trabalhos, meu pai conta que foi distribuído entre os participantes um roupão tipo bata parecido com coisa de primeiro mundo para o momento. Quando o senhor Raimundo Piau vestiu o dele, seu filho Militão ficou muito admirado e disse: Eita!!!!, Meninos, meu pai esta parecendo gente.

7 comentários:

  1. Prezado João Bitu.

    Mesmo nas horas de bastante dificuldades nossa gente encontrava saidas para alegrar e tornar a vida menos sofrida.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Tempos diféceis e ruins, muitas histórias tristes dessa época, muito embora eu não tivesse ainda nascido, mas os relatos d esofrimento de quem parrticipou dessa frenstes é uma coisa muito triste.Manoel leandro, com 13 anos ficar isolado da turma em outra barraca com estranhos é um exemplo.Exploração do povo, indústria da seca, politicagem com o sofrimento do povo, desvios e muita corrupção. Pe. Vieira( vigário de Icó) denunciava 1a impresna nacional e foi ameaçado de morte, segundo crônicas e relatos em seu livro "100 cortes sem Recortes.

    ResponderExcluir
  3. João, desculpe meu comentário, mas quando se fala de 58, o que vem na mente são estas coisas.
    Mas valeu a sua estória pelo humor e irreverência.Já pensou Padim no meu desse povo se iria perder um detalhe desse?

    ResponderExcluir
  4. Geovane, nada de pedir desculpas, o texto foi somente contanto um episódio citado pelo Militão, que serviu de divirtimento para os demais presentes, pois o citado filho na época era criança, mas já tinha o seu senso de humor.
    Nesse período eu tinha apenas 5 qnos, restava somente muita saudade e contragimento de vê meu pai se ausentar e durante uma semana ou quinze dias senti a falta do seu carinho e convívio com a família.

    ResponderExcluir
  5. Há que se fazer apenas um acerto no "causo". É que Militão não é filho de tio Raimundo Piau, mas sim de tio Vicente.

    ResponderExcluir
  6. Ok!!!!!!!!, Rita, obrigado pela correção, realmente o fato ocorreu com Vicente, que é o verdadeiro pai de Militão, cidadão que morava na Vazante, hoje já fazendo parte da zona urbana de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  7. Pois é... A corrupção aí já rolava solta havia era tempo!
    DNOCS:Deus Não Olha Casaco Sofrer ao contrário:Sofre Cassaco Ordinário Neste Departamento!
    Muita gente boa do Ceará ficou rica nestas famosas secas... Indústria da Seca por muitos anos, por isso nunca foi resolvido o problema porque, mal de muitos e bem de outros tantos!

    ResponderExcluir