Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 15 de novembro de 2011

VASO RUIM NÃO QUEBRA - Por Mundim do Vale.

O casal Zé do Mudo e Mundinha de Canuta, passaram um tempo ocupando a casa de número 08 da rua Padre José Alves, sendo por tanto nossos visinhos. Aquela casa pertencia as meninas da Formiga ( Eu digo meninas, mas a caçula delas era Laura, que vinha da formiga pra rua amparada por um bastão. ) Sendo elas minhas primas eu me acho com a liberdade de levar esse causo a público.

Pois bem :

Um dia Zé do Mudo subiu no telhado para tirar umas goteiras, caiu e fraturou as duas pernas. Depois que Seu Nelim encanou com tabocas ele ficou imobilizado alguns dias na cama.

A situação do casal ficou um tanto difícil porque Mundinha na época não trabalhava. E como agravante eles tinham muitos filhos ainda pequenos.

Quem segurou a situação foi os visinhos fazendo caridades, porque na época não exestia nenhum plano de governo para assistir os pobres.

Um certo dia Josélia Vieira, minha prima e irmã adotiva, chegou na minha casa trazendo do Roçado de Dentro uma dúzia de ovos e me chamou para ir com ela fazer uma visita a Mundinha. Eu na minha curiosidade de criança fui com ela sem que tivesse fazendo nenhum favor.

Chegamos lá encontramos Zé do Mudo numa cama movimentando apenas os braços e os olhos.

Josélia vendo aquela situação perguntou a Mundinha:

- Mundinha como foi que aconteceu isso?
- Muié. Esse macho inventou de tirar goteira, quando acabar distabacou -se lá de riba e quebrou as duas perna.

- Virgem Maria. Eu não sei como ele não morreu.

Muié! Tu já viu vaso rim se quebrar?

- Neguinha e como é que vocês tão fazendo?

- Basta, Tamo fazendo do jeito qui Deus quer, Os vizim tão fazendo caridade e dando as coisa. Seu Zé Bitu manda o arroz, Vicente grande manda um quilo de tripa, Raimundo leandro manda um litro de leite, Dona Irací manda o feijão e é assim qui nós tamo fazendo.

- Mas neguinha e aquelas outras coisa como é que vocês estão fazendo?

- Pois é Muié. É cuma eu já te disse, Qui tou fazendo tudo só, Isso aí tombém eu tou fazendo só. Mas eu acho inté mió, pruque só assim esse bicho nogento deixa eu acabar.


Dedicado aos meus primos do Roçado e da Formiga que são muitos.

5 comentários:

  1. Prezado Mundim.

    Pra quem conhece os personagens como eu, só resta uma coisa: Ri, ri muito.

    ResponderExcluir
  2. ESSA FOI MUITO BOA; A CADA NOVA POSTAGEM O POETA SE SUPERA.

    ResponderExcluir
  3. Mundim, minha gargalha estrondou por aqui feito trovão...

    Abraço fulorado...

    Claude - Flor da Serra Verde

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com muita peninha do voso ruim: ninguém merece!

    ResponderExcluir