Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Verde que te quero verde - Enviado por Melissa Andrade.


Melissa de Andrade

Em locais que têm as quatro estações bem definidas, outono significa que a temperatura vai ficando cada vez mais friazinha, as árvores vão mudando de cor e os dias vão ficando cada vez mais curtos. Aqui tem tudo isso, mas outono em Seattle significa que... chove. E só para lá pra julho.

Principalmente depois de um fim de verão atipicamente ensolarado e quente (“quente” para os padrões locais, claro), o outono de céu cinza e chuva fina constante esmaece a exuberância da mudança das cores das folhas das árvores.

Nos intermitentes dias de sol é que as cores se destacam e vem o encantamento com todo o amarelo, laranja e vermelho dos canteiros e dos parques.

Não há nada mais típico desta época do que passear sobre folhas douradas recém-caídas das árvores. Essa cena inaugurou minha temporada em Seattle. Eu me mudei num outono. No primeiro fim de semana, estava animada para conhecer o centro da cidade e uma amiga insistia em primeiro achar o lugar perfeito para uma foto com as árvores invadidas de folhas coloridas. Demoramos na procura, mas enfim registramos a paisagem deslumbrante.

Naquela mesma noite, uma chuva forte levou todas as folhas das árvores da rua. O outono desapareceu de um dia pro outro. Nota mental: nunca deixar para amanhã a foto que pode ser tirada hoje.

No quesito árvores nuas após o outono, Seattle também tem uma particularidade. A cidade fica na parte do continente que é repleta daquele tipo de planta que mantém as folhas verdes o ano todo, inclusive no inverno. O termo correto em botânica é perenifólia. São árvores desse tipo o carvalho, o azevinho, o pinheiro e o eucalipto.

Tem muitas delas por aqui. Como chove uns 10 meses por ano, gramados e arbustos também ficam verdes o tempo inteiro. É por tudo isso que o Estado de Washington, onde fica Seattle, é chamado de “Evergreen”. O apelido é um trocadilho com o termo que caracteriza a flora local e as palavras que significam “sempre verde”.

Os muitos dias cinzentos no ano são motivo de piada. Uma amiga gaúcha brinca que Washington, em vez de “evergreen”, está mais para “ever grey” (sempre cinza). Inclusive no outono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário