Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Historias do Sanharol 090 - Por Antonio Morais

Zé de Lula Goteira nasceu e se criou na ponta da rua, na Rua do Capim como é conhecida hoje. Depois de adulto e casado veio morar no Sanharol onde desfruta de grande prestigio junto a comunidade. Se intitula Bitu quando com os Bitu está, Menezes ou André quando toma chegada destes. O homem é parente de quem lhe oferecer cerveja gelada, tira gosto e uma gorjeta.

Quando ele se mudou para o Sanharol, pra Vila Cocão, todo mundo duvidava que ele se adaptasse ao regime moralista e austero  dos André. Mas você sabe como é, o tempo passa, as coisas mudam e  Zé  continuou  tomando sua truaca sem nem um mal fazer a ninguém. 

Um belo dia, todos já recolhidos  em suas  redes, Zé de Lula chegou bêbado em casa botando um boneco danado e, todos da circunvizinhança ficaram escutando a confusão para os lados da casa dele. Foi um fuzuê daqueles.

Determinada hora escutou-se um tiro de espingarda soca soca. Ave Maria, três vezes, Zé matou a mulher, diziam todos. No outro dia era só no que se falava, era um zum zum zum  medonho. Mais que nada, por volta das oito horas da manha Zé de Lula foi buscar agua no cacimbão de Pedro André e quando passou  próxima a casa de Tio Chico André ele perguntou preocupado: Zé de Lula que tiro foi aquele ontem a noite?  Nada não tio Chico, respondeu, entre um riso e outro, eram uns diabos de umas muriçocas teimosas, eu larguei  chumbo numa pra ver se as outras iam simbora com medo. Tio Chico ficou rindo da presepada. 

Fonte Zé Maguim.

5 comentários:

  1. Veja a astucia do Zé: atirou numa muriçoca para espantar as outras.

    ResponderExcluir
  2. Zé de Lula estava bebendo no bar do Buzuga quando um galinho chegou na ponta da calçada, bateu as asas e fez: kékéréké!!!
    Ai Zé d eLula falou: Não tenha cuidado no d'água e sal não!

    ResponderExcluir
  3. Zé chegou no bar do Pinga, lá estava Vicente,João,Alexandre,Zé de PP e galego de Fiusa.O Zé me chamou e disse:Luiz tio Joaquim brigou com eu mas ele já num tá mais brabo não,onde eu chego ele é o primeiro a me olhar, e quando eu saio é o derradeiro que tira o oi de mim.Tio Joaquim gosta deu Luiz!!!!

    ResponderExcluir
  4. José Moreno Bitu como ele bem chama quando se encontra sobre a custódia de Luis Bitu saboreando uma bela cerveja com carne assada para tira gosto. Ele sempre costuma dizer que Dr. Meneses o proibiu de tomar cerveja dalga, pois o seu organismo não aceita. Carne de preferência de carneiro, boi, porco sem ossos. O nego é engraçado e querido de todos nós que fazemos a comunidade do Sanharol.

    ResponderExcluir
  5. Quem melhor conhece o Zé de Lula é Dona Luiza, sua esposa.

    Na eleição do Serra e Lula uma pesquisadora passou na casa dela. Perguntou em quem a senhora vai votar? Ela respondeu em cima da Bucha: Em Serra. A vizinha questionou: Luiza e é porque? Ela respondeu: "Se Lula lá for ruim como Lula cá - nois tamo é lascado".

    ResponderExcluir