Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 9 de abril de 2018

Cardeal de São Paulo sobre polêmico ato pró-Lula: “Não se tratou de Missa” - Dom Odilo Scherer.


 Cardeal Arcebispo Dom Odilo Scherer

Nota oficial da Arquidiocese: "O arcebispo de São Paulo lamenta a instrumentalização política do ato religioso"

A Arquidiocese de São Paulo divulgou nota neste domingo (8) a propósito do ato ecumênico realizado no sábado  em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, região metropolitana da capital paulista.

O ato havia sido anunciado como “missa” em memória de Marisa Letícia, falecida esposa do ex-presidente Lula, condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O evento do final da manhã de sábado foi criticado enfaticamente nas redes sociais por leigos e religiosos católicos que se declararam chocados com a deturpação litúrgica da suposta “missa”, a qual, posteriormente, passou a ser descrita pela mídia, genericamente, como “ato religioso“. As críticas também se dirigiram à transformação do assim chamado “ato religioso” em comício partidário.

Assinada pelo Cardeal Arcebispo Dom Odilo Scherer, a nota da Arquidiocese de São Paulo, em sua íntegra, afirma:

Sobre o ato religioso realizado ontem na frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a assessoria de imprensa da Arquidiocese de São Paulo esclarece que:

1. Não se tratou de Missa, mas de um ato ecumênico;
2. Foi iniciativa pessoal de quem promoveu o ato;
3. Não houve participação da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) nem da arquidiocese de São Paulo;
4. O ato aconteceu fora da jurisdição e responsabilidade do arcebispo e da arquidiocese de São Paulo;

O arcebispo de São Paulo lamenta a instrumentalização política do ato religioso.

2 comentários:

  1. Um bispo esquece as feridas de Cristo em Santa Catarina e vem a São Bernardo cuidar da hemorroida do Lula. Que tire bom proveito, já que está contribuindo grandemente para enfraquecer a igreja que devia defender.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável, profundamente lamentável o ato que deu impressão errônea de ser uma missa, a qual teve à frente um bispo da Igreja Católica (sucessor dos Apóstolos) como ator principal, e tendo por coadjuvantes alguns padres esquerdistas.
    Respeito muito os bispos católicos, mesmo quando cometem falhas como essa...Mas, a Santa Eucaristia sendo dada a um homem com uma garrafa de cachaça nas mãos e com visíveis sinais de embriaguez?
    A uma simulação de Missa assistida por uma horda que não participa – no cotidiano – da vida em comunhão com a Igreja? O que vimos foi uma pregação de ódio e incitamento à luta de classes; a defesa espúria de um político condenado em duas instâncias por corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
    Que Jesus Misericordioso e Nossa Senhora Aparecida tenham piedade dessa ala da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, ala manipulada por sacerdotes socialistas, nela infiltrados. Parabéns ao Cardeal Odilo Pedro Scherer pela coragem cívica de denunciar esse engodo.

    ResponderExcluir