Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 23 de agosto de 2022

09 - Era do Império - Por EQUIPE PEDRO II DO BRASIL.


As princesas Isabel e Leopoldina.

Ao longo do tempo, Pedro, foi consolidando o status de governante do Brasil, em meio à inúmeras ocupações, problemas, Revoluções Liberais, Guerras, decisões...O Império Brasileiro parecia crescer e realmente estava crescendo e se consolidando em uma economia mais forte e estável.

Pedro estava cumprindo a tarefa que o foi destinado, ser um “Imperador Modelo”. Ponderado, Racional e Fiel a Constituição.

Mesmo não apaixonado por sua esposa; como marido e imperador, seu papel foi cumprido. Dia 15 de novembro de 1846, nasceu a primeira filha do casal imperial, Isabel Cristina. De alguma forma sua obrigação foi feita. Ter uma herdeira de seu trono. Logo após em 1847, nascera mais uma menina, a princesa Leopoldina, as duas irmãs eram bastante companheiras e amigas uma da outra durante toda a juventude.

Ao longo do tempo ele começou a admirar Dona Teresa Cristina, uma companheira fiel e carinhosa, uma dona de casa cheia de predicados, a paixão pela música, seu talento ao piano e no canto, uma mãe zelosa e muito dedicada. A Imperatriz foi ganhando a admiração e a cumplicidade de Pedro.

De alguma forma a rotina parecia mais calma, mas previsível.

Continua na próxima postagem.

2 comentários:

  1. Após 2 dias da expulsão da família imperial, todos seus bens foram saqueados pelos militares e outros leiloados por preços irrisórios.

    Dona Teresa Cristina morreu logo após a expulsão, Pedro Augusto teve que ser trancado em uma cabine pois não parava de gritar e tremer.

    O único que o acalmava era seu avô Pedro II, que entrava na cabine sentava ao chão e o abraçava em prantos, dizendo que tudo ficaria bem.

    ResponderExcluir
  2. O Imperador Dom Pedro II foi um bom pai. Sabe-se que, em relação aos filhos, a primeira preocupação de Dom Pedro era providenciar o batismo de seus filhos. Dom Pedro II foi pai de quatro filhos, mas só dois sobreviveram: as Princesas Isabel e Leopoldina.

    O Imperador esmerou-se na educação das duas princesas. Em sua nova obra “Dom Pedro II: a história não contada” , o historiador Paulo Rezzutti, detalha como foi rígida e proveitosa a formação moral e educacional das duas princesas. O Imperador supervisionava tudo. Deve-se, pois, à ação de Dom Pedro II o fato de – ainda hoje – a Família Imperial Brasileira é formada (pelos atuais príncipes) por pessoas cultas, íntegras, preparadas e coerentes com o que pregam: o mais entranhado amor pelo Brasil, que vive a pior fase desta falida república, implantada por um golpe militar em 15 de novembro de 1889.

    ResponderExcluir