Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DEVER DE CASA - Por Mundim do Vale

Em Várzea Alegre meu primo Jocel Nunes, ensinava o dever de casa ao seu filho Jocel, quando os gatos começaram a namorar no telhado. Jocel Filho olhou para o pai arregalou os olhos e falou:
- Paiêêê!
- Diga filho.
- Porque quando os gatos tão trepando ficam fazendo essa putaria toda?
-O que é isso meu filho? Que termos são esses? Trepando, putaria? Não é isso que eu estou lhe ensinando é?
- É não Senhor.
- Pois bem os gatos não são seres humanos, são seres irracionais, eles estão amando e é com esse comportamento que eles manifestam os seus sentimentos. Entendeu Jocel Filho?
- Entendi perfeitamente papai. Mas que é uma bagunça é.
E lá se vão: Substantivos, verbos, adverbos, pronomes, abstratos e concretos quando de repente;
- Paiêêê!
- O que foi Jocelzinho?
- Pai porque quando o Neguim de João Lopes roubou o bujão de gás da bodega de Luís Silvino, Açoitaram ele e ainda botaram na cadeia?
- Meu filho, preste atenção. O Neguim de João Lopes praticou um furto, assim sendo ele foi enquadrado no código penal para pagar pelo delito cometido.
- Mas paiêêê! E porque tá todo mundo dizendo por aí, que o prefeito roubou o dinheiro da nossa merenda escolar, e não botam ele também na cadeia, para pagar pelo delito cometido? Ou será porque o prefeito robou muito e o Neguim roubou pouco?
- Meu filho esse caso é diferente. O Senhor prefeito tem nível superior, além de que, depende também da: Câmara municipal, tribunal de contas dos municípios, tribunal de contas da união e ministério público. Você entendeu meu filho?
- Não Senhor pai. Não entendi patavinas.
- Eu também não filho. Vamos falar de trepadas de gatos, que é assunto que a gente entende.
Este causo é uma reprise dedicada aos novos participantes do sanharol.

4 comentários:

  1. Muito boa Mundim. Jocel tem razão. Vamos cuidar de outra coisa. Os tribunais são muitos e todos os juizes são nomeados pelo executivo. Então o balaio de gato está feito.

    ResponderExcluir
  2. Conheço muitos escritores bons, mas em determinada área. Bons em prosa e péssimos em versos, no entanto, bom nos dois, só mesmo Mundim do Vale.
    E tenho dito!

    ResponderExcluir
  3. faço minhas as palavras de Francisco assino em baixo parabéns raimundinho

    ResponderExcluir
  4. Mundim,

    O único presídio que os políticos frequentam é a praia do Presídio, aí em Fortaleza. Um bom texto para reflexão. Parabéns!

    Um abraço.

    ResponderExcluir