Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MATARAM UM DE VARA - Por Mundim do Vale

Não me lembro o dia nem o mês, mas foi no ano de 1967, que meu primo Cascudo saiu da Vazante para a cidade, onde foi fazer umas compras. No retorno ele chegou com a expressão de espanto e falou cortando a voz:
- Tia Izaura. MATARAM UM DE VARA!
Tia Izaura tão espantada quanto ele perguntou:
- Que história é essa Joaquim?
- Pois é. Eu ia passando ali na barbearia de Vicente Cesário e tava Seu Fático, Seu Acelino e Zé Teixeira conversando, aí eu escutei quando eles disseram:
- MATARAM UM DE VARA.
- Pois você cale sua boca, que eles são ricos e você é pobre. Se o delegado mandar lhe chamar pra ser testemunha, vai lhe açoitar até você dizer quem foi que matou o homem. Cascudo deixou as compras na mesa e correu para serra do Gravié.
Logo depois Dr. Antônio Sátiro chegou e tia Izaura perguntou:
- Antônio. Que conversa é essa que Joaquim de Vicente Piau chegou contando? Ele disse que MATARAM UM DE VARA.
- Não mataram ninguém de vara não, Izaura. O que aconteceu foi que assassinaram o guerrilheiro Hernesto “ Che “ Guevara. Mas isso foi no estrangeiro lá pras bandas de Cuba.
- Pois é pior ainda. Se levarem Joaquim pra lá, vão dar um fim nele.

Até encontrarem Cascudo. Foi três dias que ele passou com fome e sede na serra do Gravié.

2 comentários:

  1. Mundim.

    Eu já estava sentindo sua falta no Blog, mas voce veio logo em dose dupla. Que coisa boa.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Raimundim, é bom demais ler seus causos!!!! Acho tanta graça ....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Brigada por me fazer rir.

    ResponderExcluir