Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A memoria de Dona Romana - Por A. Morais, Mundim do Vale e Fafá Bitu.

Postado no Blog do Sanharol em 17.07.2009.
Várzea Alegre - Maria Romana Ferreira de Sousa, filha de Raimunda Ferreira de Sousa e Romão Ferreira de Sousa, nasceu no dia 9 de julho de 1909, em Várzea Alegre. Casou-se com Raimundo Bernardino de Sousa. Tiveram cinco filhos, mas só está vivo Francisco Jacinto de Sousa, todos os filhos receberam o nome de Francisco pela devoção que ela tinha ao santo. Foi cantora sacra da igreja durante setenta anos. Iniciou aos quatorze anos e a primeira missa cantada foi na Capela de Santo Antônio, celebrada pelo padre José Otávio. Neste dia 09.07.2009, completou 100 anos de existência, lúcida, espirituosa e ainda com muita devoção a São Raimundo Nonato.
O Blog do Sanharol não poderia deixar de se congratular, juntamente com a irmandade religiosa, a lembrança, a afirmação e a luta desta figura de mulher, por este acontecimento, como marco da presença da mulher no registro da história de Várzea Alegre. A missa em ação de graças foi celebrada domingo, dia 12, às 16h, em sua residência, à rua José Alves Feitosa.

Comentario do Blog do Sanharol:
Esta reprise é uma homenagem de Mundim do Vale, A. Morais, Fafá Bitu e todos que fazem o Blog do Sanharol a memoria de Dona Romana, em reconhecimento ao que ela representou em nossa formação religiosa e representa em nossa saudade.

A. Morais, Mundim do Vale e Fafá Bitu.

3 comentários:

  1. Quando eu tinha lá os meus 7, 8 anos, que idade bonita, eu saia do Sanharol com madrinha Zefa pra ir assistir as novenas de São Raimundo. O nosso ponto de apoio era a casa de Pedro e Iracy que ficava bem proximo da igreja. Passava a novena todo de costas para o santo e virado para o couro onde Milita, ROMANA, mestre Antonio, Prejo, Mestre Chagas cantavam e tocavam as ladainhas sob o olhar sereno e tranquilo do Padre Otavio. Saudades, muitas saudades mesmo.

    ResponderExcluir
  2. OLHA MORAIS QUANDO VOCE ME SOLICITOU INFORMAÇOES SOBRE MADRINHA ROMANA; CHAMO-A ASSIM POIS ELA ERA MADRINHA DA MINHA IRMÃ MAIS VELHA PASSANDO A SER ASSIM TRATADA POR TODOS DEMAIS IRMÃOS.NÃO VOS ENVIEI POIS AINDA NAO CONSEGUI A DATA DO MATRIMONIO DELA COM O MEU AVÔ RAIMUNDO BODEIRO. ESSA DATA AÍ ESTAR ERRADA. A MINHA MAE NASCEU A 31 DE MARÇO DE 1931 E SOMENTE ANOS APÓS A MORTE DA MAE DELA FOI QUE BODEIRO CASOU-SE COM ROMANA. DAÍ ELA NAO SABE A DATA DO CASAMENTO DO SEU PAI COM D ROMANA MAS ESTOU PESQUIZANDO.

    ROMANA FALECEU A 15/02/2010 AOS SETE MESES DOS CEM BEM VIVIDOS ANOS

    ResponderExcluir
  3. Prezado

    Claudio Jose.


    Vamos aguardar então a confirmação das datas e posteriormente faremos as correções. Parabens por sua madrinha. Ela foi minha idola na fase da minha vida que deixou mais lembranças e saudades.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir