Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Adjuntos - Dedicado ao Dr. Enio Menezes.


Não sei informar qual ano, mas Delfonso de Vicente Piau plantou uma roca de arroz na Vazante e como todo bom varzealegrense no dia da colheita fez um adjunto. Convidou os amigos, aqueles mais apanhadores, e, por volta das sete horas começaram a tomar chegada do arrozal. Os Beca, os André, e a piauzada toda.

Lá pras 10 horas da manhã chega a roça um trabalhador retardatario: Zelim. Raimundo Beca, um dos homens mais serios que conheci, deu uma dura no Zelim. Como é que se chega numa roça a esta hora. Se a roça fosse minha voce ia voltar agora mesmo. Isso é coisa de malandro. E, Zelim calado. Depois do sermão de Raimundo Beca, Zelim falou: Tem mais uma coisa, se não forem tudim torcedor do Fluminense eu volto agora mesmo. Com essa, quem foi embora foi Raimundo Beca.

4 comentários:

  1. Zelim era um grande amigo e admirador do Dr. Enio. Pra Zelim, Dr. Enio era o melhor aluno, o maior apanhador de arroz, o mais estudioso dos filhos de Raimundo Menezes etc.

    Abraços Enio.

    ResponderExcluir
  2. Morais, como sabe, Zelin, fruto do nosso meio parente muito próximo de nossos pais, mas nunca foi muito apetitoso pela agricultura, seguindo os mesmos passos de seu primo e conterrâneo Raimundo Bitu. Morando no Baixio dos Primos sempre trabalhou a agricultura de subsistência muitas vezes não chegando o suficiente para o sustenta da família. Acho que a resposta foi à altura e essa tranqüilidade dele contribui para prolongar seus dias de vida, pois sempre foi uma pessoa sofredora e acometido de doenças.

    ResponderExcluir
  3. João Bitu.

    Numa das crises mentais de Zelim, internado no Hospital São Francisco em Crato, apresentando sinais de loucura, na presença de Ze André e Mundim do Sapo, estirava um braço, encolhia o outro, sentava um pé no chão, levantava o outro, esses movimentos eram acompanhados de gemidos. Uma hora lá ele levantou o pé e deu um grito AI - Ze André falou: Mundim o que foi agora? Mundim respondeu: Ze, só pode ter sido uma espinhada de marizeira!

    ResponderExcluir
  4. Cheguei a visitar Zelim juntamente com o meu pai na casa do seu irmão Vicente Rozeno, mas necessitava ser forte para suportar o constrangimento da família e visitantes com vista ao sofrimento de Zelim. Para amenizar esse sofrimento necessitava de um homem que tivesse ação, ai entra o trabalho brilhante de José André, pai de Morais, que com ajuda do povo da comunidade conseguiu recursos, levou o paciente até a cidade do Crato onde foi hospitalizado e graças à ajuda de Deus voltou com sua saúde perfeita para Várzea- Alegre. Fruto de um trabalho de solidariedade do saudoso José Alves de Morais, (JOSÉ ANDRÉ DO SANHAROL), homem de um caráter e de um espírito humanitário nunca visto, pessoa inédita.

    ResponderExcluir