Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 3 de abril de 2011

CASA COM GOTEIRAS - Por Mundim do Vale.

Dedicado ao primo Tom. Já que ele foi indentificado.


Em 1966 vieram de Fortaleza duas netas do dr. Valadares para passarem as férias de julho em Várzea Alegre. Garotas pra frente como elas diziam, contrariaram os costumes da cidade com moda e comportamento muito avançado para a época.
Eu estava com Xandoca na sombra do bejamim de Edvard Moreno que ficava em frente da casa que elas estavam. As duas com uns shorts muito curtos começaram a desfilar na calçada de um jeito sex, insinuante e provocador
Num certo momento uma delas entrou em casa e só por brincadeira fechou a porta para impedir a entrada da outra. A que ficou na calçada tentou entrar subindo uma janela ficando alguns minutos com o bumbum direcionado para nós, talvez até de propósito.
Foi quando Xandoca que era gago disse:
- Eu só hiria pé há uma harota dessa numa noite de inverno dentro duma hasa mal assombrada e cheia de hoteira.
Eu perguntei:
Mas porque tanto desconforto para passar uma noite com uma garota tão bem feita?
É por hê numa hasa mal assombrada e cheia de hoteira ninguém honsegue dormir.

4 comentários:

  1. Mundim:eu trabalhei muito tempo com o Xandoca, ele que fazia nossa comida.No dia que ele não pode fazer,eu fiz um arroz com bolachas,nem o jacaré do sanharol comia,ele disse:só por mais um dia eu não morro de fome.Se eu comer esse ai eu morro hoje.

    ResponderExcluir
  2. Prezados Mundim e Tom.

    Aquele alpendre da casa de Jose André do Sanharol testemunhou muitas historias engraçadas de Xandoca. Um forte abraço para os dois.

    ResponderExcluir
  3. Mundim, luiz e moraes...

    Como é sabido por todos, o Sanharol sempre teve uns rapazes "bonitos" (o que não foi o meu caso, de helmano, zé de terêta e jão de zé andré)...

    Num determinado período eram RAIMUNDO DE ZÉ ANDRÉ e JEAN meu irmão os namoradores, os "bonitões"...


    Um belo dia enquanto eles comentavam, durante uma partida de dominó, na sala lá de casa, as AVENTURAS do forró da noite anterior meu pai comentou:

    "é meu fie!! puxou a seu pai. eu também quando era novo era namorador. Namorei fulana da boa vista, beltrana da varzinha e sicrana do chico...e olha que essa era a muié mais bunita da ribeira na época".

    E mãe em pé do lado retrucou na hora: "omi dêxi de cunveça!! você na sua vida toda só namorou cum eu foi por um discuido".

    Não escala de FEIURA elaborada por ele próprio ele se encontrava em quarto...perdia para ERIMITO da unha de gato e prá XANDU do serrote e TERÊTA...ele falava ainda que helmano era o 5° da lista e que se JOÃO DE TI JOSÉ não se cuidasse também "JÁ JÁ" ia entrar na lista...k

    ResponderExcluir
  4. Tom.

    João terminou na lista. Só que com a fartura de mulher que tem hoje, depois de velho está escolhendo. Pelo menos caga uma goma danada. Já Pedro Caçote não teve melhor sorte.

    ResponderExcluir