As Feras do Improviso, coluna do poeta Mundim do Vale despertaram-me para uma historia que já contei por aqui das "Feras do Sanharol".
O meu querido tio de saudosa memoria Chico André, avô de Ze Maguim e tio de Luiz Lisboa estava na calçada de sua casa quando tangeram uma novilha que pastava na Baixinha. Passaram em frente a casa, na maior carreira, a novilha, um vaqueiro a cavalo e outro a pé.
Tio Chico André estava com a companhia de Zé de Lula Goteira e, o convidou para fazerem um verso.
Disse tio Chico André:
Estava sentado na calçada de Chico André,
Passaram uma novilha e dois vaqueiros,
Um a cavalo e outro a pé.
Completa o verso Ze de Lula, disse Tio Chico:
E Zé de Lula lascou:
"Se ainda num isbarraro já passaro dos Orós".
Zé de Lula Goteira não rimou, mas deixou bem claro o tamanho da carreira da novilha. Deu o recado direitinho.
ResponderExcluirEu estava junto dos poetas, sou testemunha ocular.
Morais: o Zé de Lula é um poeta lírico,ri D+,lembrou uma poesia de outro de varzea-Alegre que o João Bitu escreveu no BLOG sou de Varzea-Alegre.Morais amanhã vou encontrar com o Vicente Almeida.
ResponderExcluirLuiz Lisboa.
ResponderExcluirVocê vai se encontrar com um grande amigo. Você já imaginou 40 anos de convivência e, em nenhum momento você encontrar um defeito? Os meus compadres Vicente e Valdênia são assim.
Abraços.
Morais,
ResponderExcluirZé de lula é uma daquelas poucas pessoas que possui vários dons. Atua em várias áreas...vários cenários...um verdadeiro polivalente...autodidata.
o apeleido ZÉ MAGUIM foi criação dele, creio que em 1979 (eu tinha 4 anos).
Certa feita, quando ele ainda bebia (pinga) ele tomou umas "TRUACA" e foi prá casa dormir. Era morador recente da VILA COCÃO (onde mora até hoje) e apesar de ter crescido pelo Sanharol, tinham os mais vividos, uma certa desconfiança de que ZÉ DE LULA não se adaptaria as REGRAS RÍGIDAS "impostas" pelos ANDRÉS para morar no sanharol (de baixo)...
O fato é que ZÉ bebeu as TRUACA e foi prá casa...Lá pela meia noite escutou-se UM TIRO DE "ESPINGARDA DE UVIDO"...Lembro que saímos pro terreiro da cozinha e vicente de ti luiz comentou "foi lá em zé de lula"....
No outro dia cedo ouvia-se o comentário de galego e chaga de pedo mané confabulando com pai, vicente e mãe saró ...o que poderia ter acontecido? pai saró só escutava lá do canto do fogão.
A tardinha, ZÉ, já curado da ressaca, DESCEU prá buscá água no cacibão de padim pêdo.
Pai saró sentado na calçada o chamou.
- Ô nêgo véi, chegue cá! me diga: o que foi aque tiro ESTA NOITE?
e ZE mei desconfiado respondeu:
- Foi nada não ti chico. é porque tinha umas muriçoca lá em casa que não me deixavam dormir...aí eu dei aquele tiro prá vê se elas se aquetavam...
pai saró balançou a cabeça, "SIRRIU" e comentou: "mais você avalie uma coisa dessa!!!Zé desceu prá pegar a água, continua até hoje na vila cocão e continua uma pessoa muito próxima dos ANDRÉS DO SANHAROL...