Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 3 de julho de 2018

MAIS POPULISMO - Por Wilton Bezerra, Comentarista da TV Diário e Rádio Verdes Mares·


Continuo dando os meus pitacos sobre política e tem quem ache que me saio bem. Isso representa para mim um incentivo e tanto.

Por várias vezes, tenho exteriorizado, neste espaço, repulsa pelo populismo.
Já disse poucas e boas a respeito desta praga e suas maiores expressões no nosso país a partir de Jânio Quadros, um dos responsáveis pela estocada que levamos com o nome de revolução, em 1964.

Seu tresloucado gesto pavimentou o inicio da estrada para anos de escuridão democrática.
Volto ao assunto, chamado a atenção pela candidatura do homem de televisão, José Luiz Datena, a senador da República pelo estado de São Paulo.

Apresentador de um programa popular, Datena, na sua primeira fala, ataca a política corrompida e podre, que infelicita o país. Isso todo mundo faz e diz.
Como muitos, usando de uma sinceridade populista, promete receitas simples para problemas complexos.

Se programas policiais tivessem um efeito positivo e real na diminuição da violência, ao mostrar a realidade cruel do nosso dia a dia, senadores e deputados só teriam o trabalho de explicar como as aranhas voam.

Mas não é assim que a banda costuma tocar.
A alegoria ao desalento de tais candidaturas populistas se mostram mais evidentes quando Datena arremata: “Vocês podem ter um político de péssima qualidade, uma porcaria, mas terão uma pessoa honesta com vocês”.

Mais populismo do que isso é difícil de se encontrar. Tudo que São Paulo e o Brasil não precisam é de um político de péssima qualidade, uma porcaria.
Se for assim, tudo vai continuar corrompido e podre por falta de representantes com qualidade para se contrapor a esses flagelos.

Assim, não dá. Assim, não dá, como diria Fernando Henrique Cardoso.

Um comentário:

  1. Depois de eleito se iguala aos que já estão por lá. Esperar alguma mudança é iludir-se e enganar a si mesmo.

    ResponderExcluir