Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O silencio revelador - Por Augusto Nunes.

O vídeo divulgado pela Band no dia em que a execução de Celso Daniel completou dez anos - sem desfecho à vista - escancara em pouco mais de quatro minutos um crime com claríssimas motivações políticas. Ouça o que dizem o promotor designado para o caso e o irmão do morto insepulto sobre a usina de dinheiro sujo, instalada na prefeitura de Santo André, que abasteceu com muitos milhões de reais os cofres do PT. Ouça as acusações explícitas feitas por Bruno Daniel a Gilberto Carvalho, José Dirceu e Miriam Belchior. E tente entender por que a trinca nem contesta as declarações nem aciona judicialmente o declarante.

Se a versão do crime comum não fosse apenas outro embuste, os Altos Companheiros estariam berrando há dez anos que a polícia de Geraldo Alckmin, que governava São Paulo em janeiro de 2002, é tão inepta que, além de não ter garantido a vida do prefeito, não consegue esclarecer o episódio e identificar todos os assassinos.

Em vez disso, Gilberto, Dirceu e Miriam não comentam o episódio sequer para lamentar o trágico destino de Celso Daniel. Eles sabem o que não devem dizer. O silêncio estrepitoso das caixas-pretas é tão revelador quanto a mais minuciosa das confissões.


4 comentários:

  1. Uma quadrilha muito organizada e poderosa. Com raízes profundas no governo e grande influencia na justiça. Até quando o povo vai aplaudir. É enorme a popularidade dos chefes.

    ResponderExcluir
  2. Parece que o povo brasileiro está anestesiado.
    Ninguém fala, ninguém comenta, ninguém protesta...
    A maioria se omite.
    Ô povo com sangue de barata!

    ResponderExcluir
  3. Já retiraram o vídeo do Youtube. Na tentativa de recuperar encontrei seu blog.

    Meu nome é Jurema Cappelletti. Meu Blog é A Casa da Mãe Joana - vou colocar lá o texto do A.Nunes e a referência ao seu blog, que foi "minha salvação e a de alguns amigos que estavam quase arrancando os cabelos pela perda do vídeo.

    Agora, enfim, vou ver o vídeo! UFA!

    ResponderExcluir
  4. Armando, o caso da morte do Daniel "rolou" principalmente em São Paulo, da mesma forma que algumas patifarias de L.I. (lula só com arroz e brócolis) que estão no livro Já Vi Esse Filme.

    Não é à toa que viver num país grande como o nosso se torna desvantajoso. Alguns casos não são muito divulgados e se restringem aos locais onde ocorrem. Enquanto isso, o povo fica sem saber de nada, além do atropelamento ali da esquina.

    ResponderExcluir