Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 15 de janeiro de 2012

Salve Eliana Calmon - Blog do Kotscho


A melhor notícia de 2012 até agora é a mesma de 2011: apareceu alguém com coragem para abrir a caixa-preta da Justiça brasileira e acabar com a impunidade dos meritíssimos que se julgam acima da lei.

Colocada na parede pelo corporativismo das associações de magistrados e por alguns membros do Supremo Tribunal Federal, no final do ano passado, a ministra Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça, não esperou muito tempo para voltar à luta e dar a sua resposta.

Antes da segunda semana do ano chegar ao final, ela encaminhou relatório ao Supremo Tribunal Federal, em resposta às informações solicitadas em dezembro pelo ministro Ricardo Lewandowski ao suspender as investigações da corregedoria do Conselho Nacional de Justiça.

Calmon anexou ao relatório os resultados do rastreamento feito pelo Coaf, orgão de inteligência do Ministério da Fazenda, que descobriu R$ 856 milhões em "operações financeiras atípicas" (R$ 274 milhões em dinheiro vivo) feitas por 3.426 juízes e servidores no período entre 2000 e 2010.

Está explicado o motivo da revolta de alguns setores do Judiciário, especialmente em São Paulo, por onde começou a fiscalização, contra a corregedora Eliana Calmon, que no ano passado denunciou a existência de "bandidos de toga" e foi acusada por uma quebra generalizada de sigilos fiscal e bancário, o que ela nega veementemente em seu relatório de 46 páginas e nove anexos.

2 comentários:

  1. A maioria dos crimes cometidos por autoridades, especialmente os de corrupção, acontecem pela plena certeza da impunidade. A justiça ampara sempre o criminoso.

    Nos ultimos dias, no Rio de Janeiro, Um Coronel foi preso varias vezes pela acusação de colaborar com o trafico, os juízes soltaram-no todas.

    Esta Juiza, Eliana Calmon está só nessa luta. A população precisa ficar do lado dela.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você Morais. Os casos mais escabrosos que a décadas e décadas assistimos e nada fazemos, sempre teve e tem a justiça a amparar os mal-feitores. Acho que são todos "cartas marcadas", quando fazem já sabem quem vai protegê-lo(s). Parabéns a esta juíza que teve a coragem de tocar numa ferida que estava "podre" e nós só sabemos dizer amém.

    ResponderExcluir