Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Em Niterói, numa igrejinha construída pelo Padre Anchieta – por Armando Lopes Rafael


   Entre as praias de São Francisco e Charitas, na bela cidade de Niterói, ergue-se uma pequena igreja – dedicada a São Francisco Xavier – construída originalmente pelo hoje Santo da Igreja Católica, Padre José de Anchieta– o Apóstolo do Brasil.
Igreja de São Francisco Xavier, localizada em Niterói (RJ)
     Trata-se de uma construção singela, erguida inicialmente em 1572, à beira mar, por São José de Anchieta, contando com a ajuda de outros padres jesuítas e dos índios aliados ao cacique Arariboia. Bom lembrar de que Arariboia, falecido em 1589, era o cacique da tribo dos Temiminós –grupo indígena Tupi – aliado dos portugueses na expulsão dos corsários franceses (estes aliados dos ferozes índios tamoios), que dominavam a baía da Guanabara. Vitoriosos os portugueses, estes deram como recompensa a Arariboia a região na entrada da baía, a qual – por sua vez - deu origem à bela cidade de Niterói, da qual Arariboia é considerado o fundador.
Monumento de bronze à Arariboia, na entrada de Niterói. Ele é considerado o fundador desta cidade.

       Voltemos à igrejinha de São Francisco Xavier. A capelinha original ficou arruinada por volta de 1660. Mas entre os anos de 1662 e 1696, os padres jesuítas construíram a atual igreja que se encontra bem conservada e fica em frente à baía da Guanabara, num local paradisíaco e de rara beleza.
         Estive visitando essa igreja no último dia 7 de setembro. Abaixo reproduzo algumas fotos feitas naquela ocasião.
Vista da baía da Guanabara, em frente à igrejinha de São Francisco Xavier, em Niterói

Quem foi São José de Anchieta
   Padre José de Anchieta nasceu nas ilhas Canárias (Espanha) em 1534. Ali viveu até os 14 anos quando seus pais o enviaram para estudar em Lisboa, capital de Portugal. Aos 17 anos entrou no seminário da Companhia de Jesus (Jesuítas) em Coimbra. Aos 19 anos, ainda estudante, foi enviado para ajudar a catequização dos índios no Brasil.E daqui nunca mais saiu.

     Chegou ao Brasil em 1553 e permaneceu por mais de quarenta anos. Em 1554 vamos encontrá-lo construindo o Colégio de São Paulo de Piratininga, origem da atual cidade de São Paulo, da qual é considerado fundador, juntamente com o Pe. Manoel da Nóbrega.

       José de Anchieta foi grande defensor dos índios. Foi ele quem escreveu a primeira gramática com princípios e regras – na língua dos selvícolas – para ensinar os indígenas a ler e escrever. Também compôs um catecismo no dialeto tupi.

       No Brasil, o Padre José de Anchieta viveu em São Vicente, Rio de Janeiro, Niterói, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo. Deve-se a ele a pacificação dos índios Tamoios, de que foi refém por longos meses. Já com fama de santo, atribuía-se ao Padre Anchieta o dom sobrenatural da cura, autoridade para acalmar animais ferozes, e uma série de milagres que os livros hoje registram. Faleceu em 9 de junho de 1597, sendo sepultado na localidade de Reritiba, hoje cidade de Anchieta, no Estado do Espírito Santo.

      Foi beatificado pelo Papa São João Paulo II em 1980 e canonizado pelo Papa Francisco, em 2014.
A fundação da cidade de São Paulo, em 1554, cujos fundadores são os jesuítas  Padres Manoel da Nóbrega e São José de Anchieta.

Um comentário: