Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 8 de setembro de 2017

CESTA DE NOBREZA.

Uma senhora foi à feira para comprar verduras e legumes. Ela queria preparar um ensopado especial de almoço para o marido que estava aniversariando naquele dia. Depois de fazer o longo trajeto da casa à feira, rapidamente ela escolheu as verduras de seu gosto e foi até uma barraca onde estavam expostos diversos tipos de legumes e frutas. Uma amiga se aproximou puxando conversa. A senhora, colocando mais atenção na conversa do que no que estava fazendo, apanhou uma bandeja de caquis maduros acreditando que estava comprando tomates. Consultando o relógio a senhora percebeu que a proza tinha sido mais longa do que pareceu. Apanhando as sacolas depressa e sem conferir o que tinha comprado, ela correu para casa. Começou a cozinhar sem demora. Estava quase tudo pronto e o marido prestes a chegar. Só faltava picar os tomates para misturar ao ensopado de carne...

Foi então que ela se deu conta do seu engano. Não havia mais tempo para correr à feira ou a algum mercado. O marido já estacionava o carro na garagem. Ela suspirou triste. O ensopado de aniversário não seria tão especial assim, afinal.

Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode nos prejudicar porque acabamos nos atropelando e não conseguimos colocar toda a nossa atenção e concentração em cada atividade, individualmente. É assim que se originam os mal-entendidos, as verdades distorcidas (ou dependendo do grau com que a verdade é substituída por outra história, as mentiras) e as confusões.

Precisamos colocar nossas mentes junto com a situação do momento, com a atividade que estamos exercendo para podermos corresponder ao trabalho que precisamos fazer ou falarmos corretamente a respeito do que presenciamos afim de que ninguém saia prejudicado, constrangido, ou com uma impressão ruim sobre nós. Mas independente do que aconteça que nos leve a trocar tomates por caquis, podemos sempre consertar a situação. O caqui é um fruto doce que pode ser utilizado no preparo de deliciosas sobremesas.

O erro, a escolha errada, também pode ser transformado com um pedido de desculpas e a iniciativa de se agir de maneira diferente dali por diante. Aproveite os caquis que estão nas suas mãos. Corrija os erros que você cometeu. Faça uma doce e deliciosa compota de honestidade, verdade e nobreza.
Jaqueline Gomes

Um comentário:

  1. O texto da Jaqueline é bastante oportuno. As vezes, por nada, por uma asneira qualquer ou falta de atenção, confundimos as situações e como diz o velho ditado que coisas existem - que não se reabilitam: a pedra depois de atirada e a palavra depois de proferida por exemplo. Mesmo assim, nada melhor do que ter a humildade para procurar o entendimento. Afinal os caquis foram pegos pelo proprio engano, mas podem ser muito bem aproveitados. Bom dia a todos

    ResponderExcluir