Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Que “Grito dos Excluídos” que nada... O verde dos Bragança e o amarelo dos Habsburgo tomaram as ruas no último dia 7 de setembro


   Há uma semana, no 7 de Setembro, o Dia da Pátria, celebramos os 195 anos da Independência do nosso Brasil, proclamada, às margens do Ipiranga, em São Paulo, pelo Imperador Dom Pedro I, fortemente inspirado por sua esposa, a Imperatriz Dona Leopoldina, que, enquanto Regente na ausência de seu marido, já havia decretado nossa emancipação política de Portugal, cinco dias antes, no Rio de Janeiro. 

   Passados quase dois séculos desde o Grito do Ipiranga, e após 128 anos de uma República imposta por um golpe de Estado, sem participação popular alguma, no dia 15 de novembro de 1889, um número enorme e sempre crescente de brasileiros – sobretudo jovens – decidiu dar seu “grito de basta” contra o regime republicano e seus desmandos, sua ineficiência e a corrupção generalizada de suas instituições.

   No dia 7, então, esses brasileiros foram às ruas de norte a sul do nosso Brasil, em "Bandeiraços da Independência", tremulando a Bandeira do Império com o Verde dos Bragança e o Amarelo dos Habsburgo, empunhando faixas e cartazes e distribuindo panfletos, tudo isso em um esforço sincero e livre de interesses particulares, no desejo de difundir o ideal monárquico entre os brasileiros, apresentando aos nossos patrícios a Monarquia Constitucional como solução natural para os problemas da Pátria.

   Foram realizados Bandeiraços nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Luís, Teresina, Vitória, Petrópolis, Anápolis, Campinas, Governador Valadares, Juiz de Fora, Londrina, Macaé, Montes Claros, Osasco, Piracicaba, Uberlândia e Volta Redonda. E esse ano, pela primeira vez, brasileiros que vivem no exterior também se organizaram para fazer Bandeiraços da Independência. Nos Estados Unidos, os monarquistas se reuniram um pouco antes do Dia da Pátria, durante o Brazilian Day em Nova York, no dia 3. E na Noruega, o evento monárquico se deu no dia 9, na cidade de Hof.
(Publicado originalmente no facebook do Pro Monarquia)

Um comentário:

  1. A republiqueta destruiu os valores morais e os bons costumes do povo brasileiro.

    ResponderExcluir