Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

A PEDRO PIAU, MINHA SINCERA ADMIRAÇÃO - Por Claude Bloc

Mundim do Vale me fez conhecer a nobreza de Pedro Piau. A nobreza de caráter desse homem que ama sua terra. 

Segui-o com atenção por todo o evento, na entrega de Medalhas Papai Raimundo, e do alto de seus mais de noventa anos percebi a vivacidade do seu olhar atento ao mundo, seu amor incontrolável à música, sua serenidade absoluta. Amei-o como a um pai. Emocionei-me com sua dignidade e sincera alegria. 

Hoje repito aqui as palavras de Mundim dedicadas ao pai pela passagem do dia dos pais. Ninguém melhor que ele para falar desse homem honrado que conheci em minha ida a Várzea Alegre e que me trouxe aos olhos sua grandeza e sua própria vida. 

Claude Bloc


Meu pai que grande alegria
Estou feliz, pode crê, 
Eu marquei para esse dia
Um diálogo com você.
Tudo que vou perguntar,
Sem querer lhe incomodar 
 Vou usar como apostilha.
Sua vida duradoura,
Sempre foi a promotora
Da união da família? 


Meu pai me diga porque 
A sua serenidade, 
Diga-me porque você 
Vive com tranqüilidade? 
Se durante a sua vida, 
Houve subida e descida 
Para você enfrentar? 
Com quem você aprendeu, 
De quem você recebeu 
Como pôde conservar?


Diga como conseguiu
Construir seu ideal,
Se você na concluiu
Nem mesmo o primeiro grau?
Porque você nessa idade,
Tem tanta vitalidade
Que nem todo mundo tem?
Diga sem pestanejar,
Se pretende ultrapassar
Dos noventa para os cem? 

Uma coisa que eu queria
E há tempo peço a Deus,
É de poder ver um dia
Os meus filhos iguais aos seus.
Se você me ensinar,
A receita de educar
Quem sabe eu posso aprender.
Só tem uma coisa mais,
Nós dois não somos iguais
Como é que eu vou fazer? 


Mundim do Vale 
(CONVERSANDO COM O MEU PAI )

8 comentários:

  1. Claude.

    É com uma tremenda emoção que leio sua postagem e vejo estas fotos do Pedro Piau. Feliz por ser uma justa homenagem aquele que mais mereceu e, sobretudo porque eu, em toda miha vida, olhei e olho para Pedro com os olhos de um filho.

    Antonio Morais

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Meu Amigo Pedro Piau:querido Marais, é visíl sua emoção e seu carinho pelo o homenageado; junto-me a ti para usufruir deste estado de graça. Abraço carinhoso e fraterno.

    ResponderExcluir
  3. Claude Bloc.

    Vovô Morais falou que a sua postagem saiu do jeitinho que ele gostaria de ter feito e não soube fazer. Parabens o Pedro merece.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Quantas emoções juntas?!
    O Hino de Várzea Alegre e Seu Pedro Piau... Lindo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Minha querida Flor da Serra Verde.
    Fiquei lhe devendo mais essa. Você com as suas letras e a ótica fotográfica me deixou emocionado, eu nem sei como comentar esse registro que você fez tão bem.
    Um abraço alecarino pra você.

    ResponderExcluir
  6. Morais, Fátima, Bibí e Thays.
    Vocês também etão deixando o cardume emocionado com tantas palavras bonitas.

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS ao nosso estimado seu PEDRO PIAU, por tão " merecida e justa homenagem, a expressiva
    " MEDALHA DE PAPAI RAIMUNDO"...!!!, Bem como, parabéns a todos os familiares!!!
    PARABÉNS também a CLAUDE por tão caprichada e carinhosa postagem...!!!
    Um afetuoso abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Lembro da data e do evento. Realmente, foi muito emocionante assistir aquela outorga cheia de tanta emoção. Pedro Piau foi um dos poucos que nunca chamei de “Seu” na minha infância. Dizíamos, vamos pra casa de Pedro Piau. Acho que ele contemporizava os momentos. Não o achávamos velho. Deve ser isso. Claude Bloc deixa uma grande reportagem para a memória de Várzea Alegre.

    ResponderExcluir