Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 5 de setembro de 2017

Barbalha preserva a tradição cívica do desfile de 7 de Setembro – por Armando Lopes Rafael

   Neste 2017, o Colégio Santo Antônio de Barbalha  manterá sua bonita tradição de realizar o desfile cívico de 7 de setembro, quando comemora 70 de existência. O Colégio Santo Antônio foi fundado em 1947 com o nome de Ginásio Santo Antônio. Aquele educandário foi administrado desde sua fundação até 1999 pelos Padres Salvatorianos. Recentemente, passou a ser dirigido pelo professor Giuseppe Sampaio,  que vem preservando a beleza Parada Cívica da Semana da Pátria. 

   Ao invés das músicas de pagodes, forrós e lambadas (adotadas atualmente  nos desfiles escolares de outras cidades), os estudantes barbalhenses  desfilarão pelas ruas ao som de músicas cívicas,  como o Hino de Barbalha, Hino da Independência, canções militares, culminando com a execução do Hino Nacional Brasileiro, ao fim do desfile.

   Em Crato o destaque da Semana da Pátria será a realização do “Grito dos Excluídos”, iniciativa da ala da Teologia da Libertação da Igreja Católica, cujo 1º Grito foi realizado em setembro de 1995, com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade daquele ano, que tinha como lema “Eras tu, Senhor”. Aliás, a partir de 1999 esse “Grito” rompeu fronteiras e estendeu-se para países como a Venezuela, Bolívia, Equador.

   Quantas saudades sentimos dos antigos “Desfiles Cívicos de 7 de Setembro” realizados nas cidades caririenses... Esses desfiles – também chamados “Paradas do Dia da Pátria” – enchiam as nossas ruas com os alunos dos  colégios e ginásios – com suas fardas de gala –  desfilando ao som das bandas  marciais – compostas por tambores e clarins – que eram  precedidas pelas “balizas”, as mocinhas bonitas e garbosas que manejavam um bastão... Havia, ainda, a figura do Porta-Bandeira a conduzir o pavilhão brasileiro, símbolo maior da nossa Pátria.

    Infelizmente já não se fazem no Cariri os desfiles de 7 de Setembro de antigamente!

    Voltemos à Parada de 7 de Setembro em Barbalha. Lá predomina as cores verde-amarelas – as cores da nossa bandeira – enquanto noutras cidades do Cariri os desfiles escolares são feitos por “pelotões” de alunos com camisas de times de futebol, ou com a farda surrada do dia-a-dia, em meio à algazarra e desorganização.

      Parabéns ao Colégio Santo Antônio de Barbalha que não cedeu às exigências da dita “modernidade”,  que outra coisa não é senão a  decadência do civismo, acrescido de “novidades” que destruíram a beleza e o significado das antigas paradas de 7 de Setembro...

Nas fotos abaixo, o desfile de 7 de setembro, de anos anteriores, na cidade de Barbalha  

Um comentário:

  1. Até onde conheço Barbalha é a cidade caririense com maior numero de monarquista. A monarquia é o regime do amor a pátria. Aí a razão do patriotismo.

    ResponderExcluir