Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 2 de setembro de 2017

Coisas da República: O país de Fufuca

Alçado a presidente da Câmara em uma quinzena decisiva, o deputado novato com pinta de bebê é a cara do Brasil de 2017
Fonte: revista ÉPOCA desta semana, por Flávia Tavares
O maranhense André Fufuca é o cabeça da Casa do Povo até o dia 6 de setembro (Foto: Sérgio Lima/ÉPOCA)

Bem-vindos à Fufucocracia. Estamos no ano 1 da era Fufuca. A chegada do deputado André Fufuca à presidência da Câmara dos Deputados na terça-feira, 29 de agosto, inaugura uma temporada áurea de trocadilhos e pilhérias na política nacional. Não bastasse a sonoridade infantil de FU-FU-CA, associado a ela vem aquele rostinho. Aquelas bochechas. O penteado. O maranhense André Fufuca é o cabeça da Casa do Povo até o dia 6 de setembro. O presidente da República, Michel Temer, foi para a China. Temer não tem vice, porque era ele o vice até um ano atrás. Rodrigo Maia, presidente da Câmara, assume, então, a Presidência do Brasil nas poucas ausências de Temer em viagens internacionais.

No lugar de Maia ficaria o deputado Fábio Ramalho, o Fabinho Liderança, do PMDB mineiro, primeiro-vice-presidente da Casa. Mas Temer levou Fabinho para Pequim – e Fabinho, por sua vez, carregou no Aerolula leitão, feijão-tropeiro, linguiça e carne de sol, reproduzindo nos ares o farnel que costuma servir regularmente aos gourmets do Executivo, Legislativo, Judiciário e empresariado em seu apartamento em Brasília. O comando da Câmara sobrou para Fufuca, segundo-vice-presidente. É uma surra de Brasil.

Um comentário:

  1. Prezado Armando - Esse jovem, tem tudo para não ser um Sarney ou um Lula. Basta abri bem os olhos e fazer tudo ao contrario. No Brasil ser jovem parece ser crime. O jovem ACM Neto é hoje uma das esperanças do Brasil. Competente, serio, popular. Não é por ser jovem que necessariamente se iguala aos filhos do Lula. A imprensa não fala dos filhos de Lula, fala do Fufuca. Será que quando elegeram para esse cargo não imaginaram esse direito? Os petistas desconhecem que votaram o Temer.

    ResponderExcluir