Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 5 de novembro de 2017

Por o Antagonista.


O destino de Lula no STF.

A imprensa está concentrada no TRF-4, que pode condenar Lula e impedi-lo de concorrer em 2018. O ministro Luiz Fux, entrevistado pela Folha de S. Paulo, mostrou que a questão deve ser resolvida antes disso, no STF.
A PGR denunciou Lula como chefe da ORCRIM. Se a denúncia for recebida pelo relator da Lava Jato, Edson Fachin, o STF terá de decidir se ele pode concorrer.

Repetindo o que disse Luiz Fux.

“A Constituição estabelece que, quando o presidente tem contra si uma denúncia recebida, ele tem que ser afastado do cargo.
Ora, se o presidente é afastado, não tem muito sentido que um candidato que já tem uma denúncia recebida concorra ao cargo. Ele se elege, assume e depois é afastado?”



FHC anuncia o desembarque do governo.

O PSDB vai desembarcar do governo Michel Temer em dezembro.
O anúncio foi feito Fernando Henrique Cardoso, numa coluna em que analisa o cenário de 2018: “E o PSDB? Pode apresentar algum nome competitivo. Mas precisa passar a limpo o passado recente. Deveria prosseguir no mea-culpa apresentado na televisão sob os auspícios de Tasso Jereissati, sem deixar de dar a consideração a quem quase o levou à Presidência. É hora de decidir e não de se estiolar em ‘não decisões’. É hora também de juntar as facções internas e centrar fogo nos adversários externos. Não há como negar o apoio dado ao governo atual. A transição política exigia repor em marcha o governo federal, o que foi feito em áreas significativas. Politicamente, contudo, há um ponto crítico e alguma decisão deverá ser tomada: ou o PSDB desembarca do governo na Convenção de dezembro próximo, e reafirma que continuará votando pelas reformas, ou sua confusão com o peemedebismo dominante o tornará coadjuvante na briga sucessória.”


A dramatização de Lula.

O PT está convencido de que, mesmo condenado em segunda instância, Lula disputará ao menos a metade do primeiro turno da eleição de 2018, segundo o Painel da Folha.
“Se o Ministério Público quiser tirá-lo do páreo, dizem aliados, terá que fazer uma caçada pública. O foco do petista é permanecer na dianteira das pesquisas para dramatizar ainda mais o movimento.

(…) O grande problema do PT será convencer os aliados a encarar a empreitada de alto risco. Dirigentes da sigla já têm um discurso pronto: em qualquer circunstância, Lula será um cabo eleitoral de peso, não só para quem herdar sua vaga na chapa, mas também para candidatos a deputado.”

Repetimos: Lula é a maior ameaça à democracia.

Um comentário:

  1. A confiança do Lula está nos compadrios do STF. Se a lei for aplicada adeus candidatura. Se houver o apadrinhamento e amparo esperado haja confusão. Quanto ao PSDB deixar o governo faz pouca diferença. O partido não cresce com essa atitude. Não engana mais ninguém.

    ResponderExcluir